Trocar para uma palheta mais dura deve acontecer quando numeração atual gera apitos, mesmo quando a palheta for nova. Caso os Apitos, mesmo no caso do saxofonista tocar com a embocadura relaxada, não cesse, será necessário a mudança para meio grau de dureza acima da palheta atual usada.
Em geral, a palheta fica “deformada” e torna-se impossível de tocar. A única maneira de a recuperar é usar um corrector de palhetas com todas as precauções que se impõem.
Por que uma palheta apita? Uma palheta Apita porque fechamos o Orifício de Passagem de ar da boquilha. Criamos o mesmo efeito de quando assoviamos com o papel da bala. Fica uma passagem tão pequena que criamos o apito.
Boquilha mais aberta = palheta de emissão mais fácil. boquilha mais fechada = palheta mais forte.
Se o papel for muito fininho, dobre-o antes de usar ou substitua-o por um paninho. Caso as palhetas não mantenham a posição quando levantadas, puxe uma por uma e segure-a na posição vertical. Limpe com a mão livre.
Humedeça a boquilha com água fria, por dentro e por fora. Humedeça as luvas com água fria e sabão sem enxaguar. Ensaboe durante algum tempo o interior e exterior da boquilha usando as luvas. Esfregue o interior e o exterior com a escova de dentes, sem forçar sobre a mesa nem sobre a faceta.
A primeira vez em que se vai utilizar a palheta deve-se “mergulhar” a ponta mais fina – com muito cuidado - num copo com água. A água não pode ser nem gelada nem quente. Deixe a palheta de 5 a 10 minutos. Após, retire o excesso de água (pois caso contrario o som de sax soará como se estivesse todo “babado”), e toque.
A palheta provavelmente está empenada. Lixe a parte inferior, tomando cuidado com ponta para não deixa-la muito fina. Você pode também raspar as laterais conforme o desenho ou ainda lixar a área ao redor da ponta, afinando um pouco. Este procedimento aumentará a abertura facilitando a emissão.
As palhetas finas variam de 0.40 a 0.60 mm. Quando você toca violão ou quer um som de guitarra carregado no agudo, essas palhetas são as melhores. Elas são usadas normalmente para preencher a base e fazer um meio termo em músicas de rock, pop e country.
Coloque a ponta da palheta sobre a corda, como se você fosse fazer uma batida, mas toque somente aquela corda. Toque a corda e retire a palheta o mais rápido possível, para não tocar as outras cordas. Você pode permanecer com o acorde formado enquanto faz plucks com a palheta em uma ou várias cordas daquele acorde.
A palheta deve ser utilizada só para tocar as cordas levemente, não tão fraco que o som fique baixo, mas não tão forte que pareça que você quer enganchar a corda com a palheta e arrancá-la. Seja firme, mas de leve. Seja parceiro do violão, não dono dele.
Qual site para ler livros online?
O que significa no caminhão 6 por 2?
Para que serve o enxofre em pó?
Quais são os efeitos colaterais do alho?
Porque não podemos chamar o município de cidade?
Qual é o chocolate mais vendido da Nestlé?
Como funciona o boxe nas Olimpíadas?
Como abrir uma conta jurídica MEI no Santander?
Quanto de fermento químico para 1kg de farinha de trigo?
Quem da alergia de aspirina quais os sintomas?
Qual é o país com mais natureza?
O que é medida de capacidade 4 ano?
O que é ética nas tradições religiosas?
Quais são as áreas de atuação do Direito Empresarial?
O que pode ser uma sensação de aperto na garganta?
Quem tem direito à herança do marido?