Como vimos, a região do Amapá pertencia à Espanha. Assim, os primeiros colonizadores europeus chegaram à costa amapaense em 1499, com quatro caravelas lideradas pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón. A região ficou sob o do- mínio espanhol a partir do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre Portugal e Espanha.
Vicente Yáñez Pinzón, em fevereiro de 1500.
Como foi o processo de colonização da região
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, o território correspondente ao Amapá era colonizado pelos espanhóis. Porém, a área foi doada ao português Bento Parente em 1637.
Tal evento foi marcado pela invasão de tropas francesas em território brasileiro, comandadas pelo capitão Charles-Louis Lunier. A invasão foi repelida pelo general honorário do exército brasileiro Francisco Xavier da Veiga Cabral.
. A expressão Tucuju, de caráter popular, é utilizada para denominar as pessoas que moram na região do Estado do Amapá fazendo referência aos primeiros povos habitantes dessa região, os povos indígenas Tucujus.
29 curiosidades que você vai gostar
A maioria dos Tucuju migrou para a região das Guianas, aculturando-se. Os que ficaram, os mais velhos, foram desaparecendo aos poucos até se extinguirem completamente, em 1758.
Hoje, eles são 488, distribuídos em 12 aldeias.
Ela ocorreu através do aviso de interdição do acesso na entrada dos principais rios do Contestado: os rios Amapá Grande, Cunani e Calçoene. Em setembro de 1894, o capitão Daniel instituiu um pedágio de 150 francos para todas as embarcações que subissem o rio Calçoene.
Caiena (em francês: Cayenne) é a capital da Guiana Francesa, departamento ultramarino francês no norte da América do Sul. Localiza-se em uma ilha na foz do rio Caiena.
Em dezembro desse ano reassumiu o governo do Amapá e, em 1952, passou para a reserva remunerada na patente de tenente-coronel. Deixando a chefia do Executivo do Amapá em 1º de fevereiro de 1956, já no governo de Juscelino Kubitschek, assumiu dois dias depois a presidência da Petrobras, em substituição a Artur Levy.
O Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. A região foi desmembrada do estado do Pará. O Amapá foi elevado à condição de Estado, na Constituição de 1988.
A área onde se situa o Amapá, no entanto, teve sua primeira ocupação por parte dos colonizadores portugueses ainda no século XVII. Em 1637, sob o nome de capitania da Costa do Cabo Norte, o território foi cedido ao bispo português Bento Manuel Parente.
História. Por vários anos, o Amapá sofreu com diversas invasões. Os ingleses e holandeses queriam tomar posse da região no final do século XVII, no entanto, foram expulsos pelos portugueses. Em 1697, a França enviou tropas para ocupar os territórios, que foram vencidos pelos portugueses.
Tropas francesas invadiram o território brasileiro até ao rio Araguari, subtraindo do Brasil aproximadamente 260.000 km². O árbitro da questão foi Walter Hauser, presidente da Suíça, cujo laudo pericial, expedido em 1 de dezembro de 1900 foi favorável ao Brasil.
Mazagão adotou posicionamento semelhante ao de Macapá e ficou contrário aos cabanos. ... Uma parte alojou-se na ilha de Santana (próximo de Mazagão), no furo beija-flor e na ilha Vieirinha. Reiniciado os combates as forças macapaense e mazaganista conseguiram “vencê-los”.
Em 1752, uma epidemia de cólera grassou em Macapá. A notícia chegou a Belém, e em 7 de março desse mesmo ano, inesperadamente Mendonça Furtado aportou na povoação, trazendo o único remédio que havia na Capitania e medicamentos, conseguindo controlar a moléstia.
A cidade de Caiena ainda é pouco conhecida em relação às demais capitais sul-americanas, mas não menos encantadora. O contraste entre o moderno e o antigo pode ser visto em todos os cantos, misturando elementos franceses, brasileiros, asiáticos, indígenas e africanos na gastronomia, nos costumes e na arquitetura.
A Ilha do Diabo (em francês Île du Diable) é uma ilha da Guiana Francesa que faz parte das chamadas Ilhas da Salvação.
A invasão. A invasão da Guiana Francesa foi uma operação militar conjunta por uma força expedicionária Anglo-Portuguesa contra Caiena, capital da colônia sul-americana francesa em 1809, durante as Guerras Napoleônicas. ... A contribuição britânica foi pequena, tendo enviado somente o navio de guerra HMS Confiance (1808).
No dia 01 de maio de 1895, na então pequena vila de Amapá, Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, rechaçou uma invasão francesa ao comando do capitão Lunier. Este fato foi o mais radical da questão do Contestado do Amapá, que foi resolvido somente cinco anos mais tarde, através de arbitragem internacional.
A questão só se encontrou definitivamente resolvida através da Arbitragem Internacional, que findou o conflito, dando ganho de causa ao Brasil e estipulou o limite territorial entre o atual estado do Amapá e a recente Província da Guiana Francesa.
Em 1º de dezembro de 1990 foi assinado o Laudo Suíço, delimitando definitivamente as fronteiras entre Brasil e França.
Em conjunto, os dez povos indígenas que vivem no Amapá e norte do Pará encon- tram-se, atualmente, no interior da região em que o Brasil faz fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname, distantes da costa oceânica e da calha norte do rio Amazo- nas.
Povo de tradição guerreira, os Munduruku dominavam culturalmente a região do Vale do Tapajós, que nos primeiros tempos de contato e durante o século XIX era conhecida como Mundurukânia.
Tupinambá é o nome de um grupo de índios, pertencente ao tronco linguístico tupi, que viveu em uma extensa faixa territorial da costa do Brasil.
Tem como transferir crédito Nubank?
Qual é o substantivo de Amanhecer?
O que quer dizer a palavra abençoado?
Como saber meu tipo de corpo Ectomorfo?
Que horas ela volta gramática?
O que você precisa saber sobre informática?
Como eu faço para descobrir o número de outra pessoa?
Quais os 25 bichos do jogo do bicho?
Como se escreve a palavra zombam?
Como saber o fator de impacto de um periódico?
Como usar açafrão para dores nas articulações?
Como achar o CRAS mais próximo?
Como saber do que se trata uma intimação judicial?