Socialismo científico: É a principal ideia de Karl Marx, na qual ele ensina que é preciso uma revolução e uma luta armada para mudar a sociedade e acabar com as injustiças. Por isso, ele fez uma análise crítica e científica do capitalismo.
A ideia central de Marx era a convicção da derrocada da sociedade capitalista, à qual se seguiria a vitória do comunismo, libertando a classe trabalhadora da exploração por parte do empresariado. ... O ideólogo e advogado da classe operária nunca viu uma fábrica por dentro.
Karl Marx e as suas ideias mais importantesTeoria e prática são inseparáveis. ... Existe um eterno conflito entre as classes sociais. ... A união dos trabalhadores é fundamental. ... A sociedade capitalista gera problemas. ... Os trabalhadores são capazes de mudar a sociedade.
Marx acreditava que o desenvolvimento cada vez maior das forças produtivas capitalistas geraria infindáveis crises econômicas e, consequentemente, conflitos sociais cada vez mais intensos, que levariam inevitavelmente à derrocada da ordem social burguesa.
O conceito de mais-valia foi empregado por Karl Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx, o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe.
24 curiosidades que você vai gostar
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
O ativismo político. Marx descreve a luta de classes na sociedade capitalista e como o proletariado acabaria tomando o poder das elites dominantes em todo o mundo. O Capital, sua principal obra, é uma tentativa de indicar essas ideias por meio de fatos que podem ser verificados e de análises científicas.
Entendemos que para Marx o trabalho é a necessidade natural e eterna de efetivar o intercâmbio material entre o homem e a natureza, o trabalho contextualizado seria, assim, na realidade da nossa sociedade capitalista, segundo Marx, produtivo de valor necessário à reprodução da força de trabalho do trabalhador, além de ...
Portanto, o Método Marxista procura sair do imediatismo para uma compreensão mediada da realidade, buscando uma apreensão do “real”, do simples ao complexo, da parte ao todo, singular ao universal, do abstrato ao concreto e da aparência à essência das coisas.
Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.
Para o alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas. A esta ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação do outro, Max Weber deu o nome de ação social.
O tipo ideal é sempre um recorte a ser pesquisado, por isso trata-se de um construção mental acentuada lateralmente; Embora seja um construto mental do pesquisador, não é arbitrário, totalmente subjetivo e pessoal; O tipo ideal possui função compreensiva/comparativa (individualizante) ou explicativa (generalizante);
No setor da política, o objetivo principal das teorias marxistas é promover a queda total do capitalismo por meio de um Estado socialista forte e opressor contra a burguesia.
Uma das principais características do tipo ideal não é o fato de que não corresponde à realidade, e sim, o de que pode ajudar em sua compreensão, estabelecido de forma racional, porém com base nas escolhas pessoais anteriores daquele que está analisando.
O tipo ideal não interessa como fim em si mesmo, mas como um meio de conhecimento em relação ao qual se analisa a realidade, permitindo ao investigador analisar determinado fenômeno, examinando a proximidade ou o afastamento da situação concreta pesquisada (tipo real), em relação ao tipo ideal correspondente.
Durkheim, Marx e Weber conceituaram de maneiras diferentes a definição de sociedade. Cada um definiu a constituição da sociedade a partir do papel político, social ou econômico do indivíduo.
O que é fato social? “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”|1|.
A sociologia weberiana é essencialmente hermenêutica e busca compreender a rede de significados que o homem teceu e se “enroscou”. Ela afirma que a sociedade seria o resultado das formas de relação entre seus sujeitos constituintes.
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
Marx acreditava que houve a criação de um grande aparato ideológico para fazer parecer que a manutenção e o predomínio dos interesses da burguesia sobre os interesses do proletariado era legítimo, moral e correto. Com isso, o Estado surgiu como um mecanismo de dominação com o sistema político.
Meritocracia: no sistema capitalista liberal, marcado pela desigualdade de classes e pela dominação de uma classe social mais forte, criou-se uma ideologia do mérito. Nesse sistema, acredita-se que o esforço individual é que faz a desigualdade.
Conceito de Ideologia em Marx
No entanto, segundo Marx, a ideologia é um fenômeno histórico e social que resulta do modo de produção econômico. Afinal, as relações sociais são produto histórico da ação humana, não são naturais. Para Marx, há uma divisão do trabalho intelectual e do trabalho manual.
Fatos sociais
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
Fatos sociais são comportamentos simples do cotidiano, como tomar banho, pagar os impostos, ir a encontros sociais ou fazer compras.
Como calcular a idade no Excel com a data de nascimento?
Como descobrir qual é o teclado do meu notebook?
Como ocorrem as anomalias cromossômicas?
Como se faz o plural das palavras terminadas em Al el ol Ul?
Como ocorreu o processo de centralização política na Espanha?
Como saber qual tipo de olheira?
Como ocorreu a contaminação do césio 137?
Como se faz o plural dos adjetivos compostos?
Como consultar a falta de luz?
O que é a consolidação das leis?
Como transformar o fruto do cacau em chocolate?
O que é preciso para mudar de roteador?
Como saber qual o sistema operacional do tablet?
O que é um paciente ostomizado?
Quanto tempo demora o parto de um peixe guppy?
Como fazer chá da folha de menta?