A palavra quando tem 6 letras e 4 fonemas.
Observe, nos exemplos a seguir, os fonemas que marcam a distinção entre os pares de palavras: Cada segmento sonoro se refere a um dado da língua portuguesa que está em sua memória: a imagem acústica que você, como falante de português, guarda de cada um deles. É essa imagem acústica, esse referencial de padrão sonoro, que constitui o fonema.
Em português, por exemplo, os sons "p" e "b" em "pala" e "bala" são dois fonemas diferentes, enquanto na palavra "dedo" o som do primeiro e do segundo "d" são alofones. O fone é a concretização do fonema enquanto que os alofones consistem em variações fônicas.
Fonemas e Grafemas. Um fonema é a unidade fônica mínima provida de valor distinto. A quantidade e os tipos de fonemas variam consoante as línguas, mas o seu número é limitado em oposição à variantes inter-individuais (alofones) e sobretudo às variantes individuais na realização fônica concreta (fones).
Na linguagem escrita, os fonemas são representados pelos sinais, chamados de letras. Assim, podemos dizer que a letra é a representação gráfica do fonema. Algumas vezes, o mesmo fonema pode ser representado por mais de uma letra, como é o caso de /z/, que pode ser expresso pelas letras “z”, “s”, e “x”.
Quais são as características da comunicação interpessoal?
O que acontece se não pagar o valor total da fatura do cartão de crédito?
Qual a diferença entre massa acrílica e rejunte acrílico?
Qual é o sinônimo da palavra ruidosa?
Quais os tipos de despesas públicas?
Qual a diferença entre autor e organizador?
Qual a probabilidade de um gato amarelo ser fêmea?
Quais são os tipos de transporte celular?
Quem faz cirurgia de pálpebra caída?
Em qual das hipóteses a seguir a denunciação da lide é cabível?
O que é uma pessoa de coração duro?
Qual a importância dos indicadores financeiros na avaliação da saúde financeira de grandes empresas?