O transporte marítimo aparece na história dos Vikings e outras civilizações, como na era das navegações, que permitiu que países europeus descobrissem outras terras e as dominassem para seu próprio benefício. Na era da navegações, o transporte marítimo proporcionou ao portugueses descobrirem o Brasil, por exemplo.
Os primeiros homens na terra construíram jangadas para se poderem deslocar e transportar a caça e as colheitas através dos rios e lagos. Primeiramente moviam-se pela sua própria força, que os fazia avançar com os seus pés e mãos.
De acordo com alguns cientistas, o primeiro meio de transporte foi o aquático, ainda no período da Pré-História. Para fazer canoas e botes, usados para cruzar mares e lagos, os homens utilizavam troncos de madeira, bambus e juncos. A criação da roda provocou uma revolução nos meios de transporte.
História da Cabotagem no Brasil
Muito precárias até o início do século XIX, a indústria naval e a infraestrutura portuária somente começaram a experimentar um desenvolvimento mais significativo a partir de 1808, com a vinda da Família Real e a promulgação do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas.
O transporte aquaviário, assim como o terrestre, está registrado nos primórdios da humanidade. Inicialmente os homens utilizavam troncos de árvores amarrados com fibras de folhas para realizar a travessia de rios, o início das primeiras jangadas.
32 curiosidades que você vai gostar
A evolução dos navios não aconteceu apenas por conta dos avanços tecnológicos. O aumento no volume de transporte de mercadorias foi o impulso para fazer as embarcações se tornarem mais potentes. A necessidade principal foi ampliar os tamanhos dos navios cargueiros para aumentar a capacidade de carga.
O Transporte Marítimo é uma das modalidades dos transportes aquáticos (ou aquaviários) que ocorrem nos mares e oceanos por meio de embarcações (barcos, navios, caravelas, transatlânticos), sendo muito utilizado para o transporte de pessoas e cargas a curtas e longas distâncias.
Hoje o transporte marítimo responde por apenas 11% do total de cargas movimentadas no Brasil, enquanto o rodoviário, por 65%. Além disso, 70% da carga transportada por navios na costa brasileira são derivados de petróleo. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Tudo começou com a chegada dos portugueses, no início do século XVI. A partir daí a cabotagem experimentou um grande crescimento até o início do século XX. Neste período os meios aquaviários representavam a única possibilidade de transporte para cargas a longas distâncias.
Onde encontrar vitaminas do complexo B?
O que é o processo de compartimentalização?
O que é o BCP para que o BCP é utilizado o que o BCP armazena?
Quais são as modalidades de alteração contratual?
Como ver o saldo do VEM social?
Qual o maior problema atual dos direitos humanos?
Quanto tempo um processo trabalhista pode ficar arquivado?
Qual a diferença entre não contribuinte e isento?
Como vender livro autoral na Amazon?
Como usar vinagre para acabar com pulgas?
Qual o melhor tipo de telha para telhado embutido?
Como saber se a infecção é grave?