No século XIX, iniciou-se a transformação da Saúde Mental do Brasil, onde as discussões em relação aos transtornos mentais ganharam força. Nesse período o doente mental era considerado um perigo para a sociedade, por isso, era ele excluído da sociedade.
Os doentes mentais eram tratados como animais, vivendo em condições desumanas, dormindo sobre capim sujo de fezes e urina. Se as medidas farmacológicas não fossem suficientes, a terapia de choque e a lobotomia eram feitas, sem qualquer aprovação das famílias, daqueles que ainda as tinham.
O ano de 1978 foi considerado o início do movimento pelos direitos dos pacientes psiquiátricos em nosso país. Dessa maneira, pode-se dizer que a história da atenção à saúde mental no Brasil é lembrada pelo modelo asilar.
Com Philippe Pinel, em 1793 surgiu a visão médica da mente: uma faculdade humana que pode estar saudável ou não e ser tratada para restabelecer sua funcionalidade. Diversos métodos terapêuticos experimentais apareceram no século seguinte, como a psicanálise de Freud.
Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental.
Como os transtornos mentais foram vistos ao longo da humanidade. Na Antiguidade grega, a loucura tinha um caráter mitológico que se misturava à normalidade. Num tempo em que a noção de passado era vaga, a escrita inexistia e os deuses decidiam tudo, o “louco” era uma espécie de ponte com o oculto.
Saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
No Brasil, tal movimento inicia-se no final da década de 70 com a mobilização dos profissionais da saúde mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. Esse movimento se inscreve no contexto de redemocratização do país e na mobilização político-social que ocorre na época.
A Política de Saúde Mental no Brasil promove a redução programada de leitos psiquiátricos de longa permanência, incentivando que as internações psiquiátricas, quando necessárias, se dêem no âmbito dos hospitais gerais e que sejam de curta duração.
Gosta de aprender sobre Psicologia e Saúde Mental? Assista nossos conteúdos no Youtube, conheça e se inscreva no canal!
Qual a importância de ser um vendedor?
Quando o consulado americano reabre?
O que determina o envelhecimento?
Quais são as plantas de Oxóssi?
O que se comemora no Dia 19 de agosto?
Onde o profissional de educação física pode atuar no SUS?
O que acontece com o nosso cérebro enquanto estamos dormindo?
Quando se faz portabilidade o salário cai no mesmo dia?
O que acontece se der calmante para cachorro?
O que a síndrome do túnel do carpo pode causar?
O que significa outeiro de Mizar?
Como ativar o Turbo Boost no Macbook Pro?
O que significa F4 no ar condicionado Komeco?
São doenças de notificação compulsória 2016 imediata até 24 horas?
Como surgiu a prática da educação física?