Existem muitos espaços em uma escola, e é indispensável torná-los ambientes que promovam e revelem aprendizagens: as paredes, fachadas, salas de aula, corredores, pátios, banheiros, refeitório e tantos outros podem se transformar em verdadeiros locais que circulam conhecimentos.
O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico.
Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence.
O ambiente não-escolar diferente da escola, não possui o interesse de promover a educação diretamente, ou seja, não tem a educação como objetivo principal, mas se sustenta nela para se desenvolver e findar suas estruturas, ou seja, é com base na educação que eles se fundamentam. Concorda-se com Libâneo (2002, p.
Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG s, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento.
20 curiosidades que você vai gostar
Confira um pouco mais sobre a atuação da pedagogia em espaços não-escolares!Pedagogia hospitalar. O Pedagogo hospitalar tem um importante papel dentro dos hospitais e clínicas. ... Pedagogia em núcleos de Educação a Distância. ... Pedagogia em agências ou espaços de turismo. ... Pedagogia empresarial.
A prática pedagógica em espaços não escolares, neste estudo, tem sido compreendida através de Veiga (1992) como uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contexto da prática social.
Práticas educativas em espaço não escolar. A realização das práticas educativas em espaço não escolar pode oferecer meios para que auxiliem o desenvolvimento do pensamento crítico do educando de forma parti- cipativa e colaborativa na sociedade.
É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.
Como funciona a fila de espera de transplante de órgãos?
Quando preciso emitir uma ART?
Como funciona uma linha de montagem de automóveis?
Como funciona A luminária solar de jardim?
Como funcionam as mandalas de dinheiro?
O que é a magnitude de um terremoto?
Como colocar um microfone sem fio no carro de som?
Tem como regularizar o meu CPF pela internet?
Como é que se fala boca em inglês?
Como a suplementação de creatina promove o aumento de força nos exercícios de curta duração?
Como se escreve o nome baixo em inglês?
Como ter uma boa aparência feminina?
Como se escreve a data em alemão?
Como é parque de diversões em inglês?
Como é que fala bom dia no Japão?
Como e brincadeiras em inglês?