As consequências econômicas da obesidade e doenças associadas não se limitam aos elevados custos médicos, mas incluem também os custos indiretos ou sociais, tais como: diminuição da qualidade de vida, problemas de ajustes sociais, perda de produti- vidade, incapacidade com aposentadorias precoces e morte.
Vejam algumas doenças associadas a obesidade: “Hipertensão” arterial, cardiopatias, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Não podemos esquecer dos problemas articulares, dificuldade de locomoção e dificuldades até para fazer a higiene íntima.
Impactos da obesidade
O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.
“Quanto mais o obeso espera para procurar tratamento, maior a chance de complicações associadas à doença, como quadros de hipertensão, diabetes, enfarte e derrame. Além de um tratamento adequado, o ideal é unir esforços para investir na prevenção”, explica a médica.
Sabe-se que a obesidade está relacionada a diversos tipos de câncer, a problemas ortopédicos, a varizes de membros inferiores e, em especial, com o desenvolvimento de diabetes do adulto (tipo 2) e com hipertensão arterial ou pressão alta.
17 curiosidades que você vai gostar
A obesidade é uma doença que, quando não tratada e remediada, pode desenvolver diversos outros problemas no organismo que levam a complicações no sistema respiratório, doenças cardiovasculares e problemas nos ossos e músculos, além de alterações hormonais.
A obesidade é uma doença que pode ser motivo de diversas doenças metabólicas, como a hipertensão e o diabetes tipo 2. Alterações na dieta, decorrentes de novos hábitos culturais, assim como o sedentarismo, são fatores determinantes no aumento dos índices de obesidade e sobrepeso no Brasil.
São doenças crônicas que afetam a qualidade e a expectativa de vida. Como há uma relação direta entre obesidade e doenças metabólicas, o aumento do número de pessoas obesas resulta no aumento da incidência das doenças metabólicas como o diabetes tipo 2 e a hipertensão.
Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.
Como é feita a reabertura do implante?
Pode girar o piercing nos primeiros dias?
Como eram as casas dos escravos?
Quais são os atributos do Espírito Santo?
O que são gêneros textuais para crianças?
Como ser dispensado do exército 2021?
Qual é a projeção da taxa Selic para 2022?
Quanto tempo fica para fazer efeito do Bravecto?
O que significa sonhar com nome escrito no papel?
Como aposentar uma pessoa com problemas mentais?
Como está a rainha da Inglaterra?
O que é carta de sentença e qual a sua função?
Quais os aspectos que a higiene do trabalho visa cuidar do trabalhador?
Qual a importância da técnica de preparação definitiva?
O que faz um bebê nasce com baixo peso?