O problema é que quando não é trabalhada psicologicamente, a raiva gera rancor, mágoa e até dor física, que podem levar a doenças como depressão e estresse, além de prejudicar os relacionamentos.
Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.
Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.
“O indivíduo que está magoado e ressentido pode disparar hormônios que vão, cronicamente, desequilibrar as células.
Não guardar rancor é o mesmo que perdoar, só que sem a pompa. Ninguém precisa ajoelhar na nossa frente, nem rogar por nada. A gente simplesmente deixa pra lá e toca a vida.
28 curiosidades que você vai gostar
substantivo masculino Mágoa profunda, ocasionada por uma ofensa recebida ou instigada por situações (anteriormente) vividas; grande ressentimento. Excesso de ódio guardado; ódio não demonstrado; raiva, ira. Etimologia (origem da palavra rancor).
O quadro de raiva excessiva pode acarretar cansaço físico excessivo, falta de memória e problemas gastrointestinais. Em casos mais graves, ela pode levar a um infarto cardíaco ou a um acidente vascular cerebral (AVC), problemas considerados graves pela medicina.
10 atitudes para acabar com o ódio: aprenda a ficar em pazRefletir. 10 atitudes para acabar com o ódio. ... Sair com os amigos. Estar junto das pessoas que gostamos é uma ótima forma de relaxar, rir e ter pensamentos positivos. ... Viajar. ... Escrever. ... Ouvir música. ... Fazer trabalho voluntário. ... Ter algum hobby. ... Se exercitar.
Desânimo, irritação, ansiedade e tristeza são alguns dos sintomas emocionais mais comuns daqueles que guardam tudo que sentem para si. Além disso, existem também sintomas físicos como insônia, dores no corpo, baixa imunidade, afecções na pele e dificuldade de respiração.
Então, podemos dizer que a pessoa com ressentimento, deve procurar resolver essa pendência emocional rapidamente. Deve resolver, porque quanto mais tempo guardar esse sentimento em seu coração, pior será para ela. E o perdão é a solução mais adequada, a liberação do perdão liberta quem perdoa e não quem é perdoado.
Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer. O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização.
Rancor: 7 características da pessoa rancorosaNão há perdão ou esquecimento.Eles estão muito orgulhosos.Eles se ofendem facilmente.Eles sempre querem estar certos.Eles não aprendem com o passado.Eles sempre querem estar no controle.A vida é um drama para eles.
Sentimentos estagnados, nunca expressados ou mal resolvidos, ficam guardados, somatizando em nosso corpo angústia, tristeza, dores, raiva, hostilidade, amargura, isolamento, resignação e, muitas vezes, a pior de todas as emoções perniciosas: autocomiseração.
Sentimentos reprimidos são aqueles que por algum motivo particular nunca podemos demonstrar. Ao longo da vida construímos diversos muros, cuja finalidade é recalcar conteúdos afetivos que quando deveriam se tornar manifesto não conseguem, dada a existência do muro.
Isso pode ser feito através de técnicas de meditação, relaxamento, respiração etc. Contudo, se for muito difícil para alguém aceitar e encontrar formas alternativas de manejar suas emoções é importante procurar a ajuda de um psicólogo."
É uma forma que temos de nos sentir menos humilhados. Não raras vezes, dizer que temos ódio é uma maneira de tentar dar a volta por cima. Estranho isso, mas acontece. Talvez seja por isso que as pessoas andam tão distantes dos seus verdadeiros sentimentos.
Caso comece a remoer o ódio pela pessoa, tente se ocupar. Faça alguma coisa para se distrair caso não consiga tirar o sentimento negativo pelo outro da cabeça. Vá trabalhar, ouça música, faça um exercício, leia um livro, assista TV, qualquer coisa! Respire lenta e profundamente quando ficar nervoso.
Esse vírus é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro e, por isso, a raiva é considerada uma doença grave, com um alto nível de letalidade. A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus.
Ter um ataque de raiva pode elevar o risco de sofrer um infarto ou um derrame, revela uma nova pesquisa. Segundo os autores do estudo, rompantes de fúria podem funcionar como um "gatilho" para tais episódios.
O manual para lidar com pessoas rancorosasSe fez mesmo algo de errado, peça desculpa;Pergunte o que pode fazer para melhorar as coisas;Lembre-se de que a outra pessoa pode estar a guardar rancor parcialmente por razões que não têm nada a ver consigo;
Abaixo, terapeutas explicam como os ressentimentos te prejudicam, e dão um passo-a-passo para deixar os rancores para trás.Os imperdoáveis. ... Os passos para deixar para lá ... Reconheça a mágoa. ... Perdoe. ... Entenda que perdoar não significa concordar. ... Pergunte a si mesmo: por quê? ... Considere a troca.
Lista de sentimentos: os 16 principaisRaiva.Hostilidade.Tristeza.Medo.Frustração.Aversão.Alegria.Afeto.
SintomasDificuldade para identificar sentimentos e emoções;Capacidade limitada de comunicar seus sentimentos;Dificuldade em reconhecer e responder às emoções dos outros, incluindo tom de voz e expressões faciais;Falta de imaginação;Não conseguir lidar com o estresse;Comportamento egoísta;Irritabilidade;
Um dos principais sintomas é a confusão entre sensações e sentimentos. Outro principal sintoma reside na grande dificuldade em expressar os sentimentos através de palavras. O alexitímico costuma relacionar suas sensações físicas aos seus sentimentos.
Como somar valores específicos no Excel?
Como é a separação do casamento civil?
Como dividir o dinheiro da loja?
Como é feito o cálculo para receber o PIS?
Como somar raiz quadrada com número inteiro?
Como pagar Vale-transporte ao funcionário?
O que Aaron Beck encontrou na sua análise do sonho de pacientes com depressão?
Como cadastrar placa no Detran SP?
Como somar o valor total no Excel?
Como somar dias úteis em uma data no Excel?
Como somar valores de uma tabela?
O que é e como funciona o Centro de Controle da termorregulação?
Como sincronizar as fotos no Google Fotos?
Como é o ciclo da água na natureza?
Como fazer multiplicação de um número por uma fração?
Quanto custa chip para não engravidar?
Como encontrar combinação de valores que equivalem a uma determinada soma com solver no Excel?