“A Multipropriedade surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos, sendo um grande sucesso desde o início. Na Europa veio evoluindo com o tempo. “No Brasil, adotamos o termo Multipropriedade quando vendemos uma propriedade em cotas, que podem variar entre 13, 26 e 52, a depender das características de cada projeto.
A multipropriedade de imóveis é um novo modelo de aquisição e aproveitamento de bens imobiliários. Essa alternativa envolve uma espécie de investimento coletivo, em que cada investidor adquire uma parte da propriedade. Com isso, cada pessoa pode usar o imóvel pelo tempo proporcional a quanto aporta inicialmente.
1.358-C. Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada.
Conceito O Instituto da Multipropriedade Imobiliária ou Time Sharing como também é conhecido caracteriza-se como uma modalidade de condomínio destinado a locais de passa tempo, lazer no qual se partilha o uso do bem imóvel em frações fixas de tempo, assegurando-se o uso exclusivo entre os coproprietários.
"Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da propriedade imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada".
O parágrafo único do mesmo artigo dispõe que a multipropriedade não se extingue automaticamente se todas as frações de tempo estiverem sob domínio de um único proprietário.
A administração da multipropriedade é descrita no art. 1.358-M. Caberá à pessoa indicada no instrumento de instituição ou na convenção de condomínio. Na falta de indicação, o caput do artigo menciona que a escolha caberá à assembleia geral dos condôminos.
O conceito de imóvel não se confunde mais apenas com uma coisa física (solo, construções e unidades de condomínios edilícios), mas também abrange um período do ano sobre essa coisa (unidade periódica) [5]. Percebe-se, portanto, que a multipropriedade, enquanto conceito, conjuga diversos fatores.
Em paralelo, a multipropriedade imobiliária proporciona mais liquidez, pois não imobiliza todo o capital em um só imóvel. Para os indivíduos ou empresas que optam por ter um bem em caráter de multipropriedade, os benefícios são: Segurança jurídica.
Ainda, aborda os direitos e obrigações do multiproprietário, bem como discorre sobre a sua função de administração. Todo o artigo faz paralelo com aspectos correlatos ao tema, seja na seara do direito civil, a exemplo do condomínio edilício, como na seara registral, essencial ao tema.
O que é um resultado financeiro?
Como é a vascularização do tecido adiposo?
Onde se forma a imagem virtual?
Como usar o ativador de bronzeado?
O que destrói a camada de ozônio?
Como utilizar todas as ferramentas do WhatsApp Business?
Como as Planices se constituem?
Pode usar creme de pentear junto com ativador de cachos?
Quais os sintomas de coágulo no sangue?
Como importar certificado https?
Como usar o atril no Minecraft?
Qual a formação do past perfect?
Como usar as ferramentas do Instagram para vender?
O que é tensão superficial em biologia?