A literatura gótica surgiu na Inglaterra do século XVIII, que curiosamente ficou conhecido como o Século das Luzes.
Género de romance, cultivado mais significativamente em Inglaterra e nos Estados Unidos da América, nos séculos XVIII e XIX, onde a presença de elementos sobrenaturais e criaturas grotescas cria uma atmosfera de mistério e terror.
A literatura gótica (ou horror gótico) inicia-se no século XVIII, na Inglaterra, com a obra O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole.
A literatura de tradição gótica é representada por alguns escritores do Romantismo que se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa e se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criando então uma literatura fantasiosa.
Esta palavra entra no vocabulário significando germânico e mais tarde, com o Renascimento e o Iluminismo, medieval. Gótico seria tudo o que dissesse respeito à Idade Média, vista como a Idade das Trevas e associada à brutalidade, às superstições e ao feudalismo.
Uma das principais características dos romances de estilo gótico é a exploração de personagens melodramáticas. O enredo é cheio de mistérios, terror e cenários noturnos e sobrenaturais. ... De suas obras em estilo gótico temos: o romance “O Retrato de Dorian Gray” e a novela “O Fantasma de Canterville”.
A literatura de tradição gótica é representada por alguns escritores do Romantismo que se posicionaram contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa e se identificaram com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criando então uma literatura fantasiosa.
Na Europa Charles Baudelaire e Mallarmé, nos Estados Unidos Edgar Allan Poe e no Brasil Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens e Augusto dos Anjos tiveram ligações com essa tendência.
A intensidade dos romances e com que o “eu” interior dos personagens era descrita se destacava no estilo gótico. Devido a estes elementos era considerada uma produção de caráter marginal e batia de frente com a sociedade e seus valores.
A literatura gótica acabou sendo introduzida e representada no Brasil por Álvares de Azevedo, com Noite na Taverna e Macário. Assim como no estrangeiro, os temas do autor brasileiro eram o obscuro e a proximidade da morte com o amor. Na Europa, nomes como Charles Baudelaire, o poeta, e Lord Byeron ganharam destaque.
Castelos, templos, destroços, batalhas e templos eram comuns nos destaques dos autores. Naquele período, outros pontos fortes da narrativa gótica eram os personagens melodramáticos, carregados de um emocional afinco. Eles tinham como intenção primordial transmitir ao leitor os sentimentos mais profundos do âmago.
Entendida assim como efeito narrativo, a literatura gótica é um dos mais influentes modelos narrativos para as histórias de horror e terror que temos atualmente. Há uma relativa consistência nas convenções narrativas que fazem do romance gótico uma literatura reconhecível como tal, mas que não chega a constituir um gênero.
Sendo um povo nômade e de pouco registro cultural os traços de sua presença já haviam sido diluídos pela cultura romana no século VII. A presença gótica em Portugal é tratada num contexto histórico e ficcional pelo escritor Alexandre Herculano em Eurico, o Presbítero (1844).
Quais as 3 principais características de um bom gestor de vendas?
Como saber qual CEP está cadastrado na Receita Federal?
Como conectar antena parabólica na TV Philips?
Porque Romeu e Julieta ganhou tanta notoriedade?
Como formatar Mac OS High Sierra?
Quais as formas de execução da auditoria no setor público?
Como formatar um pen drive exFAT para FAT32?
Como foram descobertas as radioatividade natural e artificial?
Como foi que surgiu a linguagem?
Porque o final de Game of Thrones foi tão ruim?
Como salvar o avatar do Facebook no WhatsApp?
Quem criou as Cidades-estados?
Como abrir o SQL Server Management Studio?
Como usar bandana no pescoço homem?
Como Formatar o cartão de memória?