A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é o documento culminante da Revolução Francesa e define os direitos individuais e coletivos dos homens e inspirou a declaração semelhante feita pela Organizações das Nações Unidas.
Após a Revolução Francesa em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão concedeu liberdades específicas de resistência à opressão, como uma “expressão da vontade geral”. Em 1789, o povo francês promoveu a abolição da monarquia absoluta e abriu caminho para o estabelecimento da primeira República Francesa.
Por que a declaração universal dos direitos humanos é tão importante? Porque esse tratado internacional reconhece os do seu humano perante a Lei, seu fundamento é : "todos somos livres e iguais em dignidade e direitos". É o reconhecimento dessa dignidade pertencente a todos os membros da família humana.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão | |
---|---|
Local de assinatura | Versalhes, França |
Propósito | Direitos humanos |
Autoria | Assembleia Nacional Constituinte Francesa |
Arquivo digitalizado no Wikimedia Commons |
O Artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade".
Recebe o nome de Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão um documento elaborado durante a Revolução Francesa de 1789, e que iria refletir a partir de sua divulgação, um ideal de âmbito universal, ou seja, o de liberdade, igualde e fraternidade humanas, acima dos interesses de qualquer particular.
Embora a própria Revolução tenha, em seguida, renegado alguns de seus princípios e elaborado duas outras declarações dos direitos humanos em 17, foi o texto de 26 de agosto de 1789 que se tornou referência para as instituições francesas, principalmente as Constituições de 1852, 19.
Art. 12.º - A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública; essa força é portanto instituída para benefício de todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada.
Art. 11.º - A livre comunicação das idéias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever,imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos dessa liberdade nos termos previstos na lei.
Como podemos diferenciar uma reação de uma mistura *?
Como fazer a cedilha no teclado?
Como renovar alvará do Corpo de Bombeiros?
Como baixar o volume do telefone Intelbras TC 60 id?
Como reduzir a desigualdade e promover a inclusão social no Brasil?
Como mudar o teclado virtual para russo?
Como fazer cálculos da Lei de Proust?
Como solicitar renovação de AVCB SP?
Como podemos diferenciar óleos de gorduras em temperaturas ambientes ao redor de 20 C?
Como saber se uma pessoa tem CRC?
Como tirar sugeridos do Google Drive?
Como renovar o alvará da Vigilância Sanitária?
O que é um procurador de uma pessoa?