Os componentes de uma mistura conservam suas propriedades específicas; numa reação, essas propriedades desaparecem e surgem novas. Na mistura, os componentes podem estar em qualquer proporção, enquanto numa reação as proporções entre reagentes e produtos são fixas, ou estequiométricas.
Mistura⇒ é a junção mistura de várias substâncias e não há alteração dos componentes. Reação química⇒ é quando há alteração dos reagentes/componentes.
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Suas partículas dispersas apresentam um diâmetro menor que 1nm. Existem soluções nos três estados físicos: sólido (como ligas metálicas), líquido (mistura de sal e água, por exemplo) e gasoso (um exemplo é o ar).
As substâncias puras têm só um constituinte e possuem as propriedades físicas constantes, já as misturas são formadas por duas ou mais substâncias.
Sistema é uma porção limitada do universo, considerada como um todo para efeito de estudo. ... Sistema heterogêneo ou é uma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em mudança de estado físico. Sistema homogêneo ou é uma mistura (homogênea) ou é uma substância pura num único estado físico.
São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura. Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.
No caso de reagirmos 1 mol de N2(g) com apenas 2 mols de H2(g), veremos claramente que a quantidade de hidrogênio é menor do que a requerida pela relação estequiométrica, então ele é o reagente limitante da reação. Reagente limitante é aquele que limita a quantidade de produto que pode ser produzido na reação.
Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação. Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química. Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio, formando duas moléculas de água.
Para que em uma mistura de soluções ocorra uma reação química, os seus solutos não devem ser os mesmos, pois a reação ocorre entre eles. Em laboratórios e indústrias químicas, a maioria das misturas se dá a partir da ocorrência de reações e, por isso, torna-se imprescindível conhecer a estequiometria dessas reações.
Mistura entre 30 mL de hidróxido de sódio (NaOH) a 0,7 mol/L e 70 mL de ácido clorídrico (HCl) a 0,3 mol/L. Observe que a proporção da reação é de 1:1. Vamos ver se a mistura realizada também está nessa proporção e determinar se é uma mistura neutra, ácida ou básica.
Uma diferenciação muito comum e que às vezes dá o ar da graça no Enem e nos outros exames é a de substância pura e mistura. Do ponto de vista macroscópico, as propriedades físicas dão o caminho a partir das análises gráficas dos pontos de fusão e ebulição. É muito simples, vamos analisá-las:
Uma vez que as misturas apresentam composição variável, têm também propriedades — como ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade — diferentes daquelas apresentadas pelas puras quando estudadas separadamente. As misturas podem ser classificadas em 2 tipos: Homogêneas e Heterogêneas.
Como tirar a máscara de argila?
Qual lixa usar para tábua de carne?
O que é preciso para se tornar um santo?
Qual a melhor lixa para lixar pinus?
Quanto é o salário de um policial ambiental?
O que é preciso para ser assessor de juiz?
Como se tornar um engenheiro credenciado da Caixa?
Como funciona a geração de energia hidrelétrica?
O que é a mensalidade com desconto do ProUni?
Como funciona o cartão de crédito em débito automático?
Como incluir débito automático no Banco do Brasil?
Como se tornar um afiliado no mercado digital?
Qual a melhor hora para dar um lance no consórcio?
Como é cobrado o dízimo da igreja evangélica?
O que é depósito imediato Bradesco?