Os sistemas de numeração surgiram na Mesopotâmia e no Egito, por volta de 3000 a.C. Os egípcios expressavam os números em símbolos e hieróglifos (escrita antiga). O zero foi inventado muito depois, pelos babilônicos, por volta do ano 2500 a.C., para indicar a ausência de unidade.
Os números romanos tiveram origem com os etruscos, um povo que antecedeu os romanos na Península Itálica. Eles faziam entalhes (traços retilíneos) em varetas como forma de contagem e esse método popularizou-se entres os pastores italianos e dálmatas até o século XIX.
Os números surgiram há mais de 30 mil anos quando os seres humanos tiveram que contar objetos e animais. Quando sentiam necessidade de contar aquilo que caçavam ou pescavam, os homens e mulheres primitivos desenhavam animais nas paredes para indicar sua quantidade.
As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha.
Historiadores acreditam que os números surgiram antes da escrita por uma necessidade prática de contar a produção agrícola (frutas, verduras, hortaliças, cereais, etc). O primeiro registro que temos sobre o número 1 é a representação por um traço em ossos, encontrados no Congo e com idade estimada em 20 mil anos.
A origem dos algarismos romanos é datada formalmente, assim como o nome indica, da época do Império Romano. Porém, segundo estudiosos, os povos a viverem na Península Itálica antes da formação do Império Romano, os etruscos, foram os precursores dos algarismos romanos.
A constituição desses números como conhecemos hoje nem sempre foi dessa forma. No mundo ocidental, por exemplo, principalmente no continente europeu, a forma popularmente utilizada antes da assimilação dos algarismos indo-arábicos era a dos números romanos, que serão tema de outra publicação desse blog.
A origem dos algarismos romanos é datada formalmente, assim como o nome indica, da época do Império Romano. Porém, segundo estudiosos, os povos a viverem na Península Itálica antes da formação do Império Romano, os etruscos, foram os precursores dos algarismos romanos.
Algarismo como o V e o D, por exemplo, foram substituídos por A e Q, respectivamente. Enquanto algarismos como O, F, R, S, N, Y, entre outros, foram inseridos para representar números que só existiam a partir da combinação dos 7 algarismos clássicos dentro do sistema romano tradicional.
Quanto tempo dura uma TV OLED?
Quantas vezes na semana posso treinar perna e Gluteo?
Quando o Presidente da CIPA é demitido?
Quanto tempo hidroclorotiazida faz efeito?
O que é bom para acabar com abscesso?
Qual o melhor horário para operar EUR USD?
Qual a melhor estação para o plantio?
Quem era o marido da rainha Vitória?
Quanto custa ter um bebê em Miami?
Qual é o país que mais consome coca-cola?
O que foi a grande seca de 1915 no Nordeste?
Quais os sinais de um bebê hiperativo?
O que fazer para tirar energia negativa do corpo?
Quem é mais forte Obito ou Kakashi?
Qual a probabilidade de ter uma filha?