Como surgiram as milícias? Segundo alguns estudiosos, como o antropólogo Paulo Storani, é possível destrinchar o surgimento das milícias cariocas em três períodos diferentes, sendo o primeiro deles do início dos anos 1980.
O termo “milícia” vem do latim “militia”, uma junção de “miles” (soldado) e “itia” (estado, condição ou atividade). Assim como os termos sugerem, as milícias estão relacionadas ao serviço militar.
No contexto da criminalidade brasileira, a partir da década de 2000 e de início no Rio de Janeiro, milícia designa um modus operandi de organizações criminosas formadas em comunidades urbanas de baixa renda, como conjuntos habitacionais e favelas, inicialmente, e que a princípio efetuam práticas ilegais sob a alegação ...
A polícia aponta como alguns dos primeiros chefes do grupo o ex-vereador Jerominho Guimarães e seu irmão, o ex-deputado estadual Natalino Guimarães. Em seguida, os chefes da milícia eram Toni Ângelo; Ricardo Teixeira Cruz, o Batman; e Marcos José de Lima, o Gão, todos ex-policiais.
Ricardo Teixeira Cruz, mais conhecido pelo apelido Batman, é um ex-policial e miliciano brasileiro. Acusado de ser o mandante de diversos assassinatos, Batman é um dos líderes da milícia denominada "Liga da Justiça", que domina diversas comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Na União Soviética e em Cuba, milícias foram compostas também por mulheres e jovens. Já na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), existiam milícias contra as invasões de outros países, mas também haviam as milícias paramilitares que serviam aos governos ocupados. Com esse histórico em mente, chegamos à definição sobre o que são milícias:
Os milicianos assumem o controle das áreas onde atuam por meio da força armada. Coagem moradores e comerciantes, que são obrigados a “comprar” a própria proteção. A milícia aproveita o domínio para fornecer serviços inflacionados, como o fornecimento de sinal pirata de TV a cabo, botijões de gás e transporte alternativo.
Por que é tão difícil combater as milícias? Por ser constituída por agentes públicos do Estado, como policiais e bombeiros, especialistas apontam que as milícias são o tipo de organização criminosa com a maior capacidade de se infiltrar na máquina pública e nas esferas políticas.
A função e o objetivo das milícias é, em um contexto macro, obter vantagens políticas, econômicas e sociais. Na prática, é esse tipo de objetivo que separa as milícias de outros grupos criminosos, como os grupos de extermínio.
Qual o significado de apresentados?
Quanto tempo dura um frasco de minoxidil Kirkland?
Qual área do direito é mais fácil?
O que foi o êxodo rural na Revolução Industrial e quais são as suas consequências?
Quais são os isolantes mais utilizados?
O que comer no almoço para perder barriga?
Quais são os tipos de previdência?
O que é a vontade na filosofia?
Como tirar o código PIN do celular Samsung?
Quantas vezes o funcionário pode faltar ao trabalho?
Qual a diferença entre alimento orgânico e convencional?
Quanto a 99 desconta do motorista 2020?