Como surgiram as milícias? Segundo alguns estudiosos, como o antropólogo Paulo Storani, é possível destrinchar o surgimento das milícias cariocas em três períodos diferentes, sendo o primeiro deles do início dos anos 1980.
O termo “milícia” vem do latim “militia”, uma junção de “miles” (soldado) e “itia” (estado, condição ou atividade). Assim como os termos sugerem, as milícias estão relacionadas ao serviço militar.
No contexto da criminalidade brasileira, a partir da década de 2000 e de início no Rio de Janeiro, milícia designa um modus operandi de organizações criminosas formadas em comunidades urbanas de baixa renda, como conjuntos habitacionais e favelas, inicialmente, e que a princípio efetuam práticas ilegais sob a alegação ...
A polícia aponta como alguns dos primeiros chefes do grupo o ex-vereador Jerominho Guimarães e seu irmão, o ex-deputado estadual Natalino Guimarães. Em seguida, os chefes da milícia eram Toni Ângelo; Ricardo Teixeira Cruz, o Batman; e Marcos José de Lima, o Gão, todos ex-policiais.
Ricardo Teixeira Cruz, mais conhecido pelo apelido Batman, é um ex-policial e miliciano brasileiro. Acusado de ser o mandante de diversos assassinatos, Batman é um dos líderes da milícia denominada "Liga da Justiça", que domina diversas comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Na União Soviética e em Cuba, milícias foram compostas também por mulheres e jovens. Já na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), existiam milícias contra as invasões de outros países, mas também haviam as milícias paramilitares que serviam aos governos ocupados. Com esse histórico em mente, chegamos à definição sobre o que são milícias:
Os milicianos assumem o controle das áreas onde atuam por meio da força armada. Coagem moradores e comerciantes, que são obrigados a “comprar” a própria proteção. A milícia aproveita o domínio para fornecer serviços inflacionados, como o fornecimento de sinal pirata de TV a cabo, botijões de gás e transporte alternativo.
Por que é tão difícil combater as milícias? Por ser constituída por agentes públicos do Estado, como policiais e bombeiros, especialistas apontam que as milícias são o tipo de organização criminosa com a maior capacidade de se infiltrar na máquina pública e nas esferas políticas.
A função e o objetivo das milícias é, em um contexto macro, obter vantagens políticas, econômicas e sociais. Na prática, é esse tipo de objetivo que separa as milícias de outros grupos criminosos, como os grupos de extermínio.
Como ter um corpo mais flexível?
Como ficar acordado por horas?
O que ajuda a ter mais criatividade?
É possível mudar a cor dos olhos?
É possível ter olhos violetas?
O que fazer para crescer mais?
Como colocar um certificado de segurança no site?
Como fazer para ter poder de super velocidade?
Como Imprimir em formato de livro PDF?
Como ficam as mensalidades dos colégios particulares?
O que acontece se eu comer ovo estragado?
Quanto tempo a barriga fica dura Depois da abdominoplastia?
Como deixar os dedos mais rápidos?
Como é seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?
Como instalar o relê fotoelétrico da Exatron?