Veja o exemplo: Para fazer o plural do diminutivo da palavra PAPEL, primeiro colocamos a palavra PAPEL no plural. Que dá, PAPÉIS.
Porém, essa regra só é válida em palavras paroxítonas (palavras que possuem o som tônico na penúltima sílaba). Portanto, papéis tem acento, já que “papéis” não é é uma palavra paroxítona (ela é uma palavra oxítona, já que a sílaba tônica se encontra na última sílaba).
4) Já papéis recebe o acento gráfico, porque sempre se acentua o ditongo aberto (éi), a menos que a palavra seja paroxítona (exceção essa introduzida pelo Acordo Ortográfico de 2008).
Saiba quais palavras mudam com as novas regras do acordo ortográfico. ... Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.
A forma correta é papéis. As palavras agudas, ou oxítonas, terminadas com os ditongos -éi, -éu ou -ói, seguidos ou não de s, levam acento gráfico na sílaba tónica.
Canais é o plural de canal.
Tem a ver com a posição da sílaba tônica e as regras de acentuação. Em PA-PÉIS, a sílaba tônica é a última (péis). Assim, é uma palavra OXÍTONA. ... Portanto, não é acentuada.
Fácil, adjectivo, leva acento agudo, porque é uma palavra grave terminada em l.
Você tem acento circunflexo na última sílaba, por isso, é uma palavra oxítona (aquela que tem a última sílaba tônica). ... Entram, nesse grupo, também as palavras monossílabas tônicas terminadas em a, e ou o seguidas ou não de s: chá, mês e nós são alguns exemplos.
Como já foi falado, a palavra papéis é o plural de papel: um pedaço ou folha constituída de elementos fibrosos de origem vegetal, usada para embrulhar, escrever, pintar, imprimir, entre outras finalidades. Mas também pode ser uma função desempenhada por algo ou alguém.
O plural é igual ao singular. Geralmente aplicável às palavras que terminam com er. Palavras femininas geralmente terminam em - en no plural. Muitas palavras femininas já terminam em - e no singular, portanto para formação de plural nestes casos acrescenta-se apenas - n.
No caso das palavras terminadas em -il, o plural é formado da seguinte maneira: Quando o -il é a sílaba mais forte, apenas trocamos o -il por ‘s’. Quando o -il não é a sílaba mais forte, fazemos uma alteração: Agora, vamos ver exemplos com as palavras terminadas em -il, no plural.
Óculos é um substantivo masculino plural. Ele consiste num par de lentes que auxilia quem tem problemas de visão. Essas duas lentes são ligadas por uma armação. Atenção: a junção delas compõe os óculos. Em outras palavras, são as lentes que juntas formam o par de óculos.
Além das cores, também são adjetivos os vocábulos claro, escuro, castanho, que têm o plural claros, escuros, castanhos. Em todos esses casos, o plural ocorre como nos outros adjetivos, ou seja, são flexionados em gênero e número: São originalmente substantivos, sendo transformadas em adjetivos por derivação imprópria.
O que significa Check-up completo?
O que são as partes de um processo?
Quais são os operadores lógicos?
Qual a cidade mais fria da serra gaúcha?
O que é um carregamento dinâmico?
Quais são as tatuagens do PCC?
Qual a rodovia que corta o Brasil?
Quais as deficiências mais comuns no Brasil?
Como colocar borda no celular?
Quantos pilares filosofia Lean?
Qual o limite de rendimentos isentos e não tributáveis?
Quem tem diabetes pode comer arroz e feijão?
Quais são as características do ecossistema aquático?
Qual pensador da qualidade idealizou o diagrama Causa-efeito?