Sociolinguística. Esta, por sua vez, teve sua origem na década de 50 com o propósito de descrever e explicar a relação entre língua e sociedade, isto é, na linguagem chomskiana, o desempenho linguístico do falante.
O termo sociolingüística fixou-se em 1964, com Willian Labov, que formulou um modelo de descrição e interpretação do fenômeno lingü- ístico no contexto social de comunidades urbanas – conhecido como Sociolingüística Variacionista ou Teoria da Variação.
Porém, apenas em meados da década de 60 do século XX, com o linguista William Labov, convergiram-se os estudos linguísticos e a sociedade, nascendo, então, a Sociolinguística. ... É através dessa associação que se chegou ao conceito de variação linguística.
A linguística como ciência surgiu no início do século XIX com o método histórico-comparativista. ... As descobertas de Charles Darwin sobre a evolução das espécies vieram reforçar os estudos evolucionistas sobre as línguas indo-europeias e garantir um estatuto científico às novas metodologias linguísticas.
Pode-se dizer que a Gramática Gerativa nasceu em 1957, quando Chomsky lançou seu livro Syntact Structures, inaugurando uma perspectiva mais naturalista dos estudos sobre a linguagem. Assim, o Gerativismo estabelece dois tipos de gramáticas: a Gramática Universal (GU) e a Gramática Particular (GP). ...
Sociolinguística é o ramo da linguística que estuda a relação entre a língua e a sociedade. É o estudo descritivo do efeito de qualquer e todos os aspectos da sociedade, incluindo as normas culturais, expectativas e contexto, na maneira como a língua é usada, e os efeitos do uso da língua na sociedade.
A Sociolinguística, cujo propósito é estudar as variações linguísticas, suas estruturas e evolução no contexto social de determinada comunidade, cobre a área usualmente chamada de Linguística Geral, a qual lida com Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica (LABOV, 2008, p.
Em 1916 Ferdinand Saussure publica seu Curso de Linguística Geral e a linguística passa a ser estudada como ciência autônoma, tendo como objeto de estudo a langue. ... Saussurre torna a linguística uma ciência autônoma, realizando recortes da realidade para a análise observacional da langue, de modo imparcial-neutro.
Há três termos importantes para a sociolinguística, que podem ser facilmente confundidos entre si: Variedade: são as diferentes formas de manifestação da fala dentro de uma língua, a partir dos diferentes traços que a condicionam, eles podem ser: sociais, culturais, regionais e históricos de seus falantes.
A Sociolinguística como uma ciência autônoma e interdisciplinar teve início em meados do século XX, embora haja vários linguistas que, muito antes dos anos 1960, já desenvolviam em seus trabalhos teorias de natureza claramente sociolinguística, como é o caso de Meillet [1866-1936], Bakhtin [1895-1975] e membros do Círculo Linguístico de Praga.
Qualquer estudo sociolinguístico deve partir de uma análise cuidadosa do mapa sociológico de uma comunidade, uma vez que quanto mais complexo for o seu tecido social, mais heterogéneo será o uso que essa comunidade faz da língua.
A Sociolinguística Educacional, rótulo assumido por Stella Maris Bortoni-Ricardo, tem se constituído como um campo de aplicação da sociolinguística aos programas de formação de docentes para o ensino de língua materna.
Como eliminar conjuntivite rapidamente?
Pode fazer uma pergunta na redação?
Quais são os 10 nomes mais usados no Brasil?
Qual o salário do Luciano Huck na Globo?
O que quer dizer um corpo eletrizado?
Como saber se o óleo está circulando no motor?
Quanto tempo dura a tinta epóxi?
Quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento econômico de um país?
Quais os princípios que regem a ação penal pública?
O que significa o monte de Sião?