Vamos suspeitar de dengue em casos de pessoa com febre (a partir de 38 graus) e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores pelo corpo (geralmente dores fortes), dor nas juntas, dor abdominal, fraqueza , vermelhidão no corpo, náuseas/vômitos e ...
A dengue tem uma primeira fase, que dura de dois a três dias, em que o doente melhora. Aí vem uma segunda fase em que o paciente pode piorar, com ocorrência de sangramento na gengiva e no nariz. Esse quadro NÃO significa necessariamente que se trata de um quadro de dengue hemorrágica.
O período crítico será durante a transição da fase febril para a afebril, que geralmente ocorre após o terceiro dia da doença. Em casos menos graves, quando os vômitos ameaçarem causar desidratação ou acidose, ou houver sinais de hemoconcentração, a reidratação pode ser feita em nível ambulatorial.
Dengue hemorrágica e a morte
O sangue espesso pode coagular dentro dos vasos, causando trombos. A circulação lenta também prejudica a oxigenação e o funcionamento dos órgãos. Caso não haja tratamento adequado o sangue irá parar de circular, os órgãos não funcionarão e consequentemente ocorrerá a morte do paciente.
Quanto tempo dura? Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.
34 curiosidades que você vai gostar
O tratamento para a dengue tem como objetivo aliviar os sintomas, como febre e dores no corpo, e normalmente é feito com o uso de paracetamol ou dipirona, por exemplo. Além disso, é importante manter a hidratação e ficar em repouso para facilitar o combate ao vírus pelo organismo.
As pessoas doentes devem fazer repouso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por muitos sintomas desagradáveis.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória. Quando acaba a febre começam a surgir os sinais de alerta: Dores abdominais fortes e contínuas.
Ela agora é chamada de dengue grave. Conheça os sintomas e saiba como combater essa versão mais perigosa da doença. Embora ainda seja chamada de dengue hemorrágica pela população, a versão mais ameaçadora dessa doença agora tem o nome de dengue grave, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O que é separação de mistura heterogênea?
Como se separar quando não tem pra onde ir?
Como mudar o estilo do menu Iniciar do Windows 7?
Como fazer um vídeo com fotos e música no PowerPoint?
Como fazer uma coleção entomológica?
Como fazer a simpatia do vinagre para separar um casal?
Quais os itens de uma cesta básica completa?
Como fragmentar uma imagem no PowerPoint?
Como separar áudio do vídeo no Shotcut?
Qual a matéria prima do papel higiênico?
Qual a sequência correta de processos para separar uma mistura de areia com sal de cozinha?
Como montar uma disciplina eletiva?
Como montar uma confeitaria na garagem?
Como separar o lixo para reciclagem corretamente?