O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide. A maioria dos nódulos (cerca de 90%) são benignos (não-cancerosos), mas aqueles que são cancerosos podem espalhar por todo o corpo e colocar a vida em risco.
Não há exames de sangue que possam detectar a presença de câncer de tireóide, o diagnóstico é suspeito através de exame de ultrassonografia e confirmado através de biópsia.
Sinais e Sintomas do Câncer de Tireoide
7 principais sintomas de câncer de tireoide
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
Quando aparece um nódulo, a maior preocupação é o risco de ele ser maligno. Mas, na maioria dos casos, os nódulos da tireoide são benignos. Sabe-se que apenas uma pequena porcentagem de nódulos da tireoide são malignos (câncer)³.
O câncer de tiroide pode ser considerado o mais comum na região da cabeça e pescoço e acomete, principalmente, as mulheres. No Brasil, correspondeu a 1,3% de todos os casos de câncer matriculados no INCA de 19 e a 6,4% de todos os cânceres da cabeça e pescoço. A seguir, tire as principais dúvidas sobre o câncer de tireoide.
Pessoas diagnosticadas com câncer de tireoide de baixo risco normalmente apresentam valores normais nos exames de sangue, e por isso é tão importante realizar a biópsia sempre que o médico indicar e ser repetida, se esta indicar resultado inconclusivo, ou até que fique comprovado que se trata de um nódulo benigno.
Como saber se “tenho tireoide”? É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que têm tireoide, como se isso fosse um problema de saúde. Tiroide todo mundo tem, ela é um órgão, assim como são os rins, o coração, o pâncreas, os pulmões, etc. Dizer “eu tenho tireoide” é o mesmo que dizer “eu tenho cérebro” ou “eu tenho fígado”.
A grande maioria dos pacientes com problemas na tireoide têm uma doença que provoca hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Portanto, o que costumamos ver na prática clínica são pacientes com sinais e sintomas de excesso ou deficiência de hormônios tireoidianos.
O que são micorrizas e como funcionam?
Qual é a importância do movimento de convecção no Planeta Terra?
Como receber o dinheiro do frete de volta?
Como cancelar o registro no CRA-MG?
Como acabar um relacionamento por mensagem?
Como é possível solicitar a gratuidade da Justiça?
Como emplacar suporte de bicicleta?
O que fazer com a mãe do filho de seu namorado?
O que dizer para o namorado da sua filha?
O que fazer com o excesso de trabalho?
Como lidar com uma criança de gênio forte?
O que quer dizer agir por impulso?
O que fazer com doentes em fase terminal?
O que os psicólogos dizem sobre o medo?
Como identificar um marido mentiroso?
Como lidar com diferença de idade no relacionamento?