A definição mais simplificada e direta do que é agir por impulso, é agir sem pensar nas consequências. Ou seja, você deixa suas emoções do momento falarem mais alto do que o seu racional.
No adulto, uma das formas mais eficazes de evitar ter um surto de raiva consiste em se concentrar na respiração. Assim, pode-se contar até 10 e, durante esses segundos, aproveitar para refletir e tentar pensar no problema de outra forma, evitando partir imediatamente para a agressividade.
Consequências de agir por impulso reação negativa das pessoas a sua volta. confusão e brigas. excesso de energia e desgaste. culpa e arrependimento.
Seria simples considerar que, para controlar o comportamento impulsivo, bastaria pensar antes de agir, respirar fundo e contar até dez. No entanto, quando a impulsividade é patológica, é mais difícil racionalizar esse processo.
Significado de Impulso Movimento de impulsão que resulta de ato de lançar algo com força. [Figurado] Necessidade imperiosa, muitas vezes irresistível, que leva certos indivíduos à prática de atos irrefletidos; ímpeto.
O impulso é uma grandeza física usada para estudar as colisões sofridas por corpos sujeitos à ação de forças variáveis. ... O impulso também pode ser definido a partir da variação da quantidade de movimento sofrida por um corpo.
Ter um olhar mais complacente sobre nossas emoções ajuda a acalmar. Não é errado sentir raiva, mas talvez seja equivocada a forma como a pessoa a expressa. Assim, a raiva passa a ser válida quando nos leva a pensar sobre o modo como a manifestamos.
O primeiro passo para conseguir se livrar do impulso é sair da situação que o despertou. Quando saímos da situação, mesmo que seja por 10 ou 15 minutos, estamos podando a liberdade do impulso, acionamos o freio. Os impulsos duram pouquíssimo tempo, embora sejam muito intensos.
O segredo é dissociar seu impulso de você mesmo, de maneira que possa vê-lo como um inimigo que quer te irritar, e não como algo que tenha a ver com você. Enquanto a tensão emocional vai diminuindo de intensidade, é recomendável fazer alguma outra atividade que nos entretenha e mantenha nossa mente ocupada.
Como você costuma responder a certos estímulos como, por exemplo, um cartaz que diz “compre agora”? Se o seu primeiro pensamento é desembolsar uma boa quantia de dinheiro em um objeto do qual você certamente não precisa, então a impulsividade é mais forte do que você.
Você deve ser quem toma as rédeas sempre que essa vontade de fazer algo sem pensar se apoderar de si. Uma boa técnica para poder deixar de lado a impulsividade é analisar quais são as consequências das suas ações ou das suas palavras.
O que é bom para evitar carrapatos?
Como definir a profissão de professor?
Como não deixar a henna avermelhada?
Como se preparar para uma redação?
Como se preparar para a magistratura federal?
Como descolorir o cabelo tingido de vermelho?
Como a pessoa pega dermatite atópica?
Como tirar o logoff automático do Windows 7?
Como tirar o visualizado do Teams?
Como se preparar para o fim de um relacionamento?
O que é preciso para praticar esportes radicais?
Como se preparar para um teste de proficiência?
Como prevenir doença de Crohn?
Quais medidas podemos tomar para evitar doenças causadas por bactérias como a causadora da cólera?