Os Estados Unidos – responsáveis por uma grande parte das emissões históricas de CO2 –, porém, nunca ratificaram o Protocolo de Kyoto e o abandonaram em definitivo em 2001. ... Mas, em 2012, as emissões dos países industrializados caíram 20% em relação aos níveis de 1990 – cinco vezes a meta de Kyoto para os demais países.
Estados Unidos: é um dos países que mais emite gases poluentes, cerca de 25% do total expelido no mundo, apesar disso não se comprometeu com as metas de redução do Protocolo de Kyoto. Segundo os líderes norte-americanos, o país não aderiu, pois tal decisão embargaria o crescimento econômico do país.
Em princípio, países industrializados ainda têm obrigações sob o Protocolo de Kyoto, mas um tratado posterior, o Acordo Climático de Paris de 2015, agora o substituiu. Sob o Acordo de Paris, quase todos os países do mundo concordaram em limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.
196 países assinaram o Acordo de Paris em 2015. No entanto, os Estados Unidos saíram do Acordo durante o governo do ex-presidente Donald Trump. Em 2021, o país voltou a seguir o tratado.
Agora, entre os países que não aderiram ao Acordo de Paris inicialmente, podem ser destacados três casos em específico: Nicarágua, Síria e Vaticano. A Nicarágua alegou que o acordo era ambicioso e ineficaz, porém, após ser devastada por furacões em 2017, voltou atrás e aderiu ao acordo.
31 curiosidades que você vai gostar
Em 2015, os Estados Unidos haviam ratificado o acordo por meio do governo de Barack Obama. Porém, em 2017, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (cético em relação às alterações climáticas), anunciou que o país sairia do acordo.
O Protocolo de Kyoto foi assinado por mais de 175 países. Guatemala, Bolívia, Honduras, Uruguai, Barbados, Noruega, Alemanha, França, Brasil, Itália, Portugal, entre outros, assinaram e ratificaram o acordo.
16/02/2015 02h16. Dez anos após ter entrado em vigor, o Protocolo de Kyoto tem um diagnóstico claro: o acordo fracassou em reduzir as emissões mundiais de gases-estufa, que cresceram 16,2% de 2005 a 2012.
As medidas de compensação e os créditos de carbono acabaram indo na contramão do propósito original do Protocolo de Kyoto, apenas reorientando os impactos sobre o meio ambiente e a emissão de gases do efeito estufa.
Como se dá a formação do modo imperativo?
Como se faz o número 49 em romano?
Como editar vídeo Google Meet?
Qual o valor da mensalidade do curso de medicina em Portugal?
Como funciona o processo de gravação do HD?
Como é um depoimento na delegacia?
Como funciona o processo de difusão?
Qual o valor de uma ORTN hoje?
Como despertar o mangekyou Sharingan do Sasuke?
O que é remuneração por produtividade?
Como transferir pontos do cartão de crédito Itaú para Milhas azul?
Qual a função de um prisma óptico?
Quanto tempo demora um processo de revisão de contrato?
Como extrair ano de uma data Excel?