Quando ocorre a deserção do recurso?

Pergunta de Xavier Melo de Reis em 02-06-2022
(28 votos)

A deserção ocorre quando se extingue um recurso por falta de pagamento das custas processuais, conhecido como preparo recursal. Diz-se, então, que o recurso é deserto. A relatora, desembargadora Rosa Nair, ao analisar a admissibilidade do recurso, salientou a tempestividade e a regularidade da representação processual.

O que é deserção do recurso?

Em caso de recolhimento insuficiente das custas processuais ou do depósito recursal, somente haverá deserção do recurso se, concedido o prazo de 5 (cinco) dias previsto no § 2º do art. 1.007 do CPC de 2015, o recorrente não complementar e comprovar o valor devido.


Quando o recurso é considerado deserto?

RECURSO DESERTO. Não comprovado pela reclamada o recolhimento das custas processuais, mesmo após intimada para fazê-lo, o recurso é considerado deserto.

O que fazer quando o recurso é julgado deserto?

A deserção ocorre quando se extingue um recurso por falta de “preparo” (pagamento das custas processuais). Diz-se, então, que o recurso é deserto.

O que é um recurso julgado deserto?

Isso ocorre quando o valor do preparo não é pago ou é insuficiente, todavia há possibilidade de complementar o valor em cinco dias, como aponta o §2º do artigo 511, do Código de Processo Civil.

A não juntada do comprovante de recolhimento do preparo gera a deserção do recurso?


22 curiosidades que você vai gostar

O que é um recurso intempestivo?

Quando expira o prazo para a interposição de recurso, ocorre o que se denomina preclusão, no sentido de não se tomar conhecimento do pedido. O recurso interposto fora do prazo legal é denominado intempestivo.

O que é o preparo recursal?

Preparo recursal é o pagamento das despesas relacionadas ao processamento do recurso, que deve ser feito antes da interposição do recurso. Assim dispõe o Código de Processo Civil: Art. 511.

O que acontece se não pagar as custas do recurso?

Todavia, terá que recolher em DOBRO. De acordo com o art. 1.007, § 4o do NCPC, o recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

O que fazer se for negado seguimento ao meu recurso ordinário?

Como regra geral, é cabível para impugnar decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, O recurso de Revista encontra-se previsto no artigo 896 da CLT, e possui prazo de oito dias para ser interposto.

Pode ocorrer deserção no recurso de apelação?

É o efeito produzido sobre o recurso pelo não cumprimento do requisito do preparo no prazo devido, ou seja, sem o pagamento das custas devidas, o recurso torna-se descabido, provocando a coisa julgada sobre a sentença apelada.

É considerado deserto o recurso que não comprova o recolhimento de custas e depósito recursal?

Comprovado o recolhimento das custas e do depósito recursal fora do prazo do recurso, é ele deserto, pelo que não se conhece. Aplicação do art. 789, § 1º, da CLT e Súmula 245 do TST.

O que ocorre quando o depósito recursal é feito em valor insuficiente?

TRT-3 - Inteiro Teor. RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: RO 1011201418403006 MG 0001011-03.2014.5.03.0184. A segunda reclamada interpôs recurso ordinário (fls. 276/279), comprovando o recolhimento do depósito recursal e o pagamento das custas processuais (fls.

Quem está dispensado de realizar o preparo?

São dispensados de preparo os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelos Estados e Municípios e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal (beneficiário da justiça gratuita).

Qual a consequência da deserção?

De acordo com a magistrada, a deserção é a sanção aplicada à parte que negligencia o recolhimento do preparo – seja quanto ao valor, seja quanto ao prazo – e tem como consequência o não conhecimento do recurso interposto.

O que é o crime de deserção?

O crime de deserção, previsto no art. 187 do Código Penal Militar – CPM – crime propriamente militar, tem a seguinte redação: “Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias.

Quais os casos assimilados à deserção?

Comete o delito assimilado ao de deserção o militar que não se apresenta no lugar designado, dentro de oito dias, após o prazo de trânsito ou de férias.

Qual recurso cabível quando nega seguimento ao agravo de instrumento?

O RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO QUE NEGA SEGUIMENTO A AGRAVO DE INSTRUMENTO É O AGRAVO INTERNO, A TEOR DO ART. 557 , § 1º , DO CPC , E NÃO O AGRAVO REGIMENTAL.

O que vem depois do recurso ordinário trabalhista?

Em geral, as decisões proferidas na Justiça do Trabalho admitem os seguintes recursos, dependendo da sua especificidade: recurso ordinário, recurso de revista, recurso adesivo, embargos de declaração, embargos no TST, agravo regimental, pedido de revisão de valor da alçada, agravo de instrumento, reclamação correcional ...

Quando é negado seguimento de recurso no TST o que vem depois?

O exame da admissibilidade cabe ao TRT de origem, e, caso o seguimento seja negado, a parte pode interpor agravo de instrumento ao TST, com a pretensão de “destrancar” o recurso e fazer com que ele seja acolhido.

Qual o prazo para recolhimento de custas?

Recolhimento e Prazos:

Prazo = 15 dias.

Qual o prazo para pagamento das custas processuais?

257 do CPC determinam o recolhimento das custas processuais dentro do prazo de trinta dias, o qual é automático e se conta da distribuição do feito ou , inexistente esta, do despacho inicial.

Quem paga as custas processuais novo CPC?

Quem paga as custas processuais? De acordo com o art. 82 do Novo CPC, as custas processuais serão pagas no decorrer da ação, pela parte que requereu o ato processual, perícia técnica ou depoimento de testemunha que implicou em pagamento de diária.

O que é o preparo processual?

O preparo é o pagamento das despesas processuais relativas à interposição de determinado recurso no tempo oportuno. Essas despesas normalmente compreendem as custas processuais e os gastos com o porte de remessa e retorno dos autos, quando necessários.

Como calcular o preparo do recurso de apelação?

Nas hipóteses de pedido condenatório, o valor do preparo será calculado sobre o valor fixado na sentença se for líquido, ou, se ilíquido, sobre o valor fixado pelo Juiz para esse fim.

Qual o valor do preparo para recurso ordinário trabalhista?

Pela nova tabela, o limite do depósito para a interposição de recurso ordinário passa a ser de R$ 10.986,80. Nos casos de recurso de revista, embargos e recurso em ação rescisória, o valor será de R$ 21.973,60.



Outras questões

Como deixar offline o Maps?

Como reconhecer costela de Adão?

Como ter Hulu de graça?

Como usar o Hand Talk no site?

Para que serve o medicamento HEXOMEDINE spray?

Como usar a mão de Fátima?

Pode passar verniz por cima de cera?

Como usar o Happn gratuitamente?

Qual a cor indicada para pintar muro?

O que passar no plástico antes de pintar?

Como aparece pagamento de boleto no extrato?

Qual cor pintar um quarto de adolescente?

Como pintar móvel envelhecido?

Quem pode aplicar ILIB?

Como pintar uma luminária de metal?

Para que é usado o JavaScript?

Como fazer cabelo de anime feminino?

Como criar uma conta no Instagram no PC?

Como pintar uma parede que já foi pintada com tinta óleo?

Como fazer pirulito de chocolate da Minnie passo a passo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com