Em 2015 o Taekwondo foi anunciado como parte do programa paralimpico, fazendo a sua estreia em Tóquio 2020.
Nos Jogos Paralímpicos, somente a classe de deficientes físicos podem participar, nas classes K43 e K44 (combinadas), em três categorias de peso, em ambos os gêneros. A nível nacional há disputas para classes de deficientes visuais e baixa estatura.
O interesse pelo Parataekwondo começou a surgir nesta época (anos 2000), pensando já em uma possível introdução da modalidade nos Jogos Paralímpicos. Em 2005 foi criado um Comitê de Parataekwondo dentro da Federação Mundial de Taekwondo e já em 2009 foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade.
O para-taekwondo surgiu, de fato, quando a Federação Mundial de Taekwondo (WTF) or- ganizou os primeiros campeonatos mundiais e apresentou o “projeto do para-taekwon- do”, sendo o início da participação efetiva dos atletas com deficiência em eventos oficiais.
O adestramento é a única modalidade do hipismo que foi adaptada para deficientes físicos e visuais e está presente nas paralimpíadas. A responsável pelas regras e organização deste paradesporto é a Fédération Equestre Internationale (FEI).
22 curiosidades que você vai gostar
“Esporte conhecido pela elegância, o hipismo surgiu do costume de nobres europeus, especialmente ingleses, de praticarem a caça à raposa, quando os cavalos precisavam saltar troncos, riachos, pequenos barrancos e outros obstáculos que os caçadores encontravam pelas florestas”, afirma Dr.
No Brasil, o esporte é praticado desde 2002. A primeira vaga do país para os Jogos foi assegurada por Marcos Fernandes Alves, mais conhecido como Joca, após o atletas faturar duas medalhas de ouro durante o Parapan de Mar del Plata, em 2003. ... Homens e mulheres competem juntos e os cavalos também recebem medalhas.
No parataekwondo, um atleta veste um colete azul e o outro um vermelho. A roupa possui sensores que medem a potência do chute assim que ela entra em contato com a meia do oponente. Os duelos têm três rounds de dois minutos, com um minuto de intervalo.
O tiro esportivo é uma modalidade que exige concentração, técnica e prática. Carabinas e pistolas de ar são utilizadas nos eventos de 10 metros de distância. Já nos 25 metros, é uma pistola de perfuração (pólvora) que toma conta da disputa. Carabinas de perfuração e pistolas são as armas das provas de 50m.
Provas na Esgrima em Cadeira de Rodas
Nas provas de florete, pontua quem tocar a ponta da lâmina no tronco do rival. Na espada, faz o ponto quem toca a ponta da arma em qualquer parte acima da cintura do rival. No sabre, qualquer toque com qualquer parte da lâmina acima do quadril do adversário vale ponto.
O parataekwondo é a versão do taekwondo adaptada para pessoas com deficiência. Por isso, existem muitas semelhanças com a modalidade convencional. Apesar de existirem duas submodalidades, a kyorugui (luta) e o poomsae (formas), apenas a luta é contemplada pelas competições paralímpicas.
Além da divisão de classe, os atletas são divididos por categorias de pesos, são femininos 49Kg, 58Kg e acima de 58Kg, masculino ate 61Kg, ate 75Kg e acima de 75Kg.
7.1 A duração do combate sera três (3) rounds de dois (2) minutos cada com um (1) minuto de descanso entre rounds.
As classes esportivas do Taekwondo são definidas pela letra P (poonse - forma) e K (kiorugui – luta). A modalidade de Poonse é disputada por atletas com deficiência visual – P10, deficiência intelectual – P20, deficiência física – P30 e baixa estatura – P70. A classe KP60 é para surdos.
No triatlo paralímpico, homens e mulheres triatletas devem completar 750 metros de natação, 20 quilômetros (km) de ciclismo e 5 km de corrida. São seis classes diferentes, que levam em conta a deficiência e mobilidade do atleta.
Como vestimenta, utiliza-se o dobok, o quimono do taekwondo, composto de casaco e calça. Na cintura, usa-se uma faixa (ti). Para garantir a integridade dos atletas, são usados vários equipamentos de proteção, como colete (hogu), capacete, protetores de mãos e protetores de pés.
Os atiradores que participam das categorias pistola, alvo móvel e carabina têm apenas um objetivo: acertar o alvo, que é formado por seis círculos, que formam seis áreas de pontuação. A mais valiosa fica no centro. Quem fizer mais pontos vence. Se houver empate, os últimos dez tiros são o primeiro critério-desempate.
Ao optar por uma dessas armas, as disputas podem ser exclusivas para homens, exclusivas para mulheres ou mistas. Das 13 provas que atualmente fazem parte programa paralímpico, 7 são para ambos os gêneros, 3 só para homens e 3 só para mulheres.
Classes no Tiro com Arco
No tiro com arco, os atletas são divididos em três classes, que se diferenciam pelas capacidades do atleta de ficar em pé e/ou de locomoção nos braços e tronco: Standing (ARST), ARW1 e ARW2.
Regras e Curiosidades
No centro da mesa, há uma rede e a bola deve passar por cima dela. As partidas consistem em uma melhor de cinco sets, sendo que cada um deles é disputado até que um dos jogadores atinja 11 pontos. Em caso de empate em 10 a 10, vence quem primeiro abrir dois pontos de vantagem.
Dois esportes de luta: o judô paralímpico, que é praticado por deficientes visuais; e a luta grego-romana, considerada uma das modalidades de luta mais antigas de que se tem notícia.
O esporte possui 6 divisões de classes: WH1 e WH2 - cadeirantes. SL3 e SL4 - andantes com comprometimento do(s) membro(s) inferior(es) SU5 - andante com comprometimento do(s) membro(s) superior(es)
Na década de 1970, o hipismo era uma forma de reabilitação física e social para pessoas com deficiência. Com esse pano de fundo, competições passaram a ser organizadas na Escandinávia e na Grã-Bretanha. Daí a se tornar um esporte paraolímpico foi um salto de quase duas décadas.
O Brasil já conquistou quatro medalhas paralímpicas no hipismo. Marcos Fernandes Alves, o Joca, levou dois bronze nos Jogos de Pequim 2008, um no estilo livre e outro na prática individual. No Rio de Janeiro, em 2016, Sérgio Oliva ganhou mais dois bronzes: um no adestramento e outro no estilo livre.
Como esporte olímpico, o hipismo foi disputado pela primeira vez nos Jogos de 1900, em Paris, com provas de saltos. A modalidade só retornou às Olimpíadas em 1912, em Estocolmo, tendo, depois disso, aparecido em todas as edições.
Onde reclamar sobre o PagSeguro?
Como fazer uma planilha de planejamento estratégico?
Como organizar uma semana de treino em casa?
Quanto ganha uma oficina de alinhamento e balanceamento?
Como é que eu faço para tirar rachaduras dos pés?
Como corrigir erros no disco rígido do Windows 7?
O que é uma tabela de dupla entrada?
Como montar uma churrascaria de espetinhos?
Como fazer uma tabela de jogos de futebol no Excel?
O que inclui a assinatura Amazon Prime?
Como podemos trabalhar a dança em programas escolares?
Qual foi a maior porcentagem de rejeição do BBB?