Quando o que é conjunção explicativa?

Pergunta de Ângelo Gaspar de Oliveira em 31-05-2022
(51 votos)

A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.

Quando é uma conjunção explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas

São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado. Estavam muito animados, pois era a primeira vez deles.


O que é conjunção explicativa exemplos?

5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. Exemplo: Não choveu, porque nada está molhado.

Como saber se o porquê e causal ou explicativo?

Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.

Quais são as conjunção coordenativa explicativa?

Expressam a relação de explicação, razão ou motivo. São elas: que, porque, porquanto, pois (anteposta ao verbo).

Conjunção - Aula 03 (Coordenativas - Conclusivas e Explicativas)


36 curiosidades que você vai gostar

Quais são as expressões explicativas?

Expressões explicativas e retificativas: isto é, ou seja, a saber, na verdade, por exemplo, por assim dizer, ou melhor, antes disso, digo, dizendo de outra forma, e outras. Expressões continuativas e conclusivas: além disso, aliás, então, a meu ver, com efeito, enfim, outrossim, portanto, e outras.

O que é uma explicativa?

Significado de Explicativo

adjetivo Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação. Etimologia (origem da palavra explicativo).

Como identificar uma frase explicativa?

As principais conjunções explicativas são porque, pois e que.
...
Exemplos de frases com orações explicativasHeloísa ainda deve estar chateada, porque foi muito fria conosco.Vou embora para casa, que estou cansada de esperar por ele.Ele é muito estranho, ou seja, é diferente do habitual.

Como identificar uma oração subordinada causal?

A oração subordinada causal, como o próprio nome indica, implica uma subordinação, uma dependência em relação à oração principal. Por exemplo: O Pedro vai à praia porque está bom tempo. "porque está bom tempo" - oração subordinada causal, introduzida pela conjunção porque.

Quando o pois é causal?

De fato, é muito difícil distinguir a oração subordinativa causal da oração coordenativa explicativa quando se usa a conjunção porque ou pois. Isso pelo fato de que às vezes na mesma resposta pode haver uma explicação tanto quanto uma causa. Por exemplo: Pedro não foi jogar futebol porque estava chovendo.

Como com valor explicativo?

PALAVRA EXPLICATIVA

Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é. Exemplo: Algumas pessoas tem dons muito especiais, como o médico, a enfermeira, o bombeiro, etc.

Quando é uma conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Quando que é conjunção?

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

Quando é conjunção coordenativa?

Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa. A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo: Ele venderá brinquedos ou revistas.

O que é uma oração subordinada causal?

a) Orações subordinadas adverbiais causais: exprimem uma circunstância de causa. São introduzidas pelas conjunções: porque, já que, uma vez que, visto que, pois que, como, posto que. Exemplo: Uma vez que não o encontrei, resolvi telefonar.

O que é oração causal?

As orações subordinadas adverbiais causais exprimem causa ou o motivo. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: porque, que, como, pois que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, etc. Exemplos: Não fomos à festa, pois estava chovendo muito.

Quais são as conjunções causais?

- causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal. As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.

Como saber se a oração é restritiva ou explicativa?

Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas.

Como saber se o pois é explicativo ou conclusivo?

Experimente trocar o pois pelo “porque” e verá que a oração terá ainda mais sentido de explicação. Porém, se o pois estiver depois do verbo, será uma conjunção conclusiva.

Como diferenciar explicativa de conclusiva?

Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso). Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula. e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração.

É um vocativo?

Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação. Não deve ser confundido com o aposto.

O que é aposto exemplo?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

O que é uma frase aditiva?

As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como por exemplo vírgulas?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.



Outras questões

O que a Igreja Católica celebra no mês de outubro?

Quais são os benefícios da gasolina aditivada?

Quais são as principais alterações fisiopatológicas da diabetes?

Como fazer lá cinza escuro?

Qual a diferença entre álcool e álcool isopropílico?

Qual a melhor malha para fazer?

Quanto que rende 500 mil no banco?

Quais Vagalume emite luz?

Qual a primeira cidade do interior de São Paulo?

Quanto custa um casamento no cartório?

Quanto tempo dura uma ressaca?

Para que é acetilcisteína 600 mg?

O que e drible?

O que significa a doença sífilis?

Como por escala real no autocad?

Qual a quantidade de sal por dia?

O que é gymnema sylvestre?

Como calcular media enem?

O que sao agencias de viagens?

O que o carnaval?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com