AS EXPRESSÕES “A SABER”, “ISTO É”, “QUAL SEJA”, “OU SEJA” e “OU MELHOR” Segundo recomenda a norma culta, as expressões RETIFICADORAS, EXPLICATIVAS, ENUMERATIVAS DEVEM aparecer entre vírgulas. Além disso, são sempre INVARIÁVEIS [exceto a expressão QUAL SEJA].
A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
As expressões «isto é», «ou seja», e também «a saber», empregam-se entre vírgulas, porque, nas condições em que a prezada consulente as apresenta, estão intercaladas: «Fulano de tal, isto é, o Presidente da República, disse que...»
Qual seja.
Ao contrario de ou seja, admite a concordância normal: Procura alguns empregados, quais sejam dois escriturários, um contador e um tesoureiro. É forma a evitar, porém.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
32 curiosidades que você vai gostar
Sinônimo de sejam existam, vivam, estejam, achem-se, encontrem-se. ... tornem-se, fiquem, virem, façam-se. ... refiram-se, relacionem-se, signifiquem, concirnam, tratem-se, respeitem, interessem, toquem, compitam, incumbam, tanjam.
Seja... seja pode sim funcionar como conjunção alternativa: "Buscamos bons atendentes, seja jovens, seja idosos." Lembremo-nos ainda de que conjunção é classe gramatical invariável.
O modo indicativo é o da realidade, da certeza. É o que vemos na frase (1) em há e em é. O modo conjuntivo é o modo da incerteza, da dúvida, do eventual e do irreal. É o que vemos na frase (2) em seja, mas não é há.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Diferença entre Dois Pontos e Ponto e Vírgula
Assim, o ponto é virgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos, indicam uma pausa mais breve no discurso utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.
Assim como em “Quem avisa amigo é” e “Quem bebe Grapete repete” não há vírgula, em “Quem lê sabe”, “Quem estuda passa” e “Quem se desloca recebe” também devemos evitar a vírgula.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
O presente do subjuntivo de ser e estar é seja e esteja: Que seja feliz. Que esteja (e nunca “esteje”) alerta.
Significado de Assim seja
locução interjeição Amém; queira Deus; oxalá; tomara: assim seja, conforme as tuas palavras nos permitem fazer. Que assim seja. Indica aprovação absoluta: e se todas essas qualidades acabaram por fazer dela uma rainha, que assim seja.
Sinônimo de ou ou então. Exemplo: Vou de carro ou de táxi. ... ou...ou, ora... ora, já... ... talvez, quiçá, quem sabe, possivelmente, eventualmente. ... isto é, ou seja, ou melhor, quer dizer, digo, melhor dizendo, assim dizendo, em outras palavras, em outros termos, de outra maneira, de outro modo, por outra forma.
PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
Quando usar a crase?Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.Portanto:Atenção! ... Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.Resolução.
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
“Quem sabe, faz; quem não sabe, ensina”. “Quem procura, acha; quem guarda, sempre tem”. “Quem não faz, leva”. Agora, se o verbo for idêntico nas duas orações, esta vírgula passa a ser indispensável: “Quem deu, dará; quem pediu, pedirá”.
A questão não é tão simples quanto talvez pareça, caro leitor. De fato, o bloco "Quem ama" funciona como sujeito de "educa", e, por via de regra, não se separa sujeito de predicado por vírgula.
Tem mais depois da publicidade ;) A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Dois PontosOs dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ... Começar uma enumeração.Antes de uma citação ou fala de alguém.Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.Nos discursos diretos.Anteceder um exemplo, observação ou nota.Antes de orações apositivas.Depois de vocativos.
– Os dois pontos substituem uma conjunção adversativa, causal, consecutiva ou conclusiva».
O que é consagrar segundo a Bíblia?
Como contestar uma compra no cartão de débito Caixa?
Quanto tempo dura a massa na geladeira?
Qual a vitamina para cartilagem?
O que é um compilador para que serve?
Qual o melhor plano de saúde em pé?
Quem assina o certificado digital?
Quais as marcas de caminhões nos Estados Unidos?
Como ficou a semifinal da Copa Libertadores?
Qual é a melhor praia do Guarujá?
Quais os cuidados de enfermagem com nitroglicerina?
Quanto tempo leva para colar o osso do dedo?
Como inverter a tela do PC pelo teclado?
O que deve ser arquivado na Junta Comercial?
Quais foram os principais pontos discutidos durante a Rio-92?