Quando o pronome me é objeto direto?

Pergunta de Renata Barbosa Henriques em 02-06-2022
(20 votos)

Objeto direto: me, te, o, a, nos, vos, os, as. Exemplo: Respeite-me. Objeto indireto: me, te, lhe, nos, vos, lhes.

Quando o ME é objeto direto?

c) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto. Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto. ... Portanto, "me" é objeto direto.


Como saber se o pronome me é objeto direto ou indireto?

Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma:Objeto direto: o, a, os, as.Objeto indireto: lhe, lhes.Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.

O que é objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Qual a função do pronome me?

me, te, lhe, nos, vos, lhes podem exercer a função sintática de adjunto adnominal. Isso acontecerá quando houver indicação de posse: algo de alguém. A construção sintática ocorrerá da seguinte maneira: verbo + pronome oblíquo átono + substantivo.

Português - Verbo - Aula 4 - Pronome Oblíquo com Função de Objeto


22 curiosidades que você vai gostar

Qual a classificação do pronome me?

Pronomes pessoais do caso oblíquo. Os pronomes pessoais do caso oblíquo podem ser átonos ou tônicos, e têm a função de complemento verbal ou complemento nominal. São eles: me, mim, comigo (1.

Qual a função sintática do pronome oblíquo me em procuro me?

Pronomes oblíquos átonos ou pronome pessoal oblíquo átono (me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos, vos) são pronomes que indicam pessoas e funcionam nas orações como objeto direto, objeto indireto ou complemento nominal.

Como achar o objeto direto na frase?

Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.

O que é um objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que é objeto de exemplo?

substantivo masculino Algo que se consegue perceber pelos órgãos sensoriais, nomeadamente pela pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Causa, motivo de um sentimento, de uma ação: o objeto do desejo. Tudo o que se oferece ao espírito, que o ocupa: objeto de preocupação.

O que é objeto indireto Cite exemplos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Quando o pronome lhe é objeto indireto?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."

Quais são os pronomes diretos?

O objeto direto é formado por um nome, em geral um substantivo. Esse nome pode vir substituído por um pronome. Quando isso ocorre, o pronome empregado deve ser o pronome oblíquo (me, te, o, se e etc.). O pronome reto (eu, tu, ele e etc) ocupa sempre a posição de sujeito da oração.

É objeto direto ou indireto?

O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. ... O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto.

O que é sujeito indireto?

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

Qual é a função sintática do pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração. ... Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição.

Qual a função dos pronomes oblíquo?

Pronomes oblíquos é uma classificação da gramática que majoritariamente assume a função de objeto direto, indireto ou complemento nominal. Mas também podem assumir a função de adjunto adverbial e agente da passiva.

Como se usa o pronome me?

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Qual a diferença entre ti e te?

Te é um pronome pessoal oblíquo átono, podendo assumir na frase a função de objeto direto ou de objeto indireto. Nunca deverá ser precedido de uma preposição. Ti é um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto numa frase. Deverá ser sempre precedido de uma preposição, como: para, a, de e com.

Quais são os verbos transitivos diretos?

Os verbos classificados como transitivos diretos são aqueles que precisam de um objeto direto para completar o sentido na frase, mas que não demandam preposição obrigatória. É importante dizer que o objeto direto responde às perguntas: “o que?” ou “quem?”.

Quando o lhe não é objeto indireto?

A resposta é “não”. De fato, o pronome “lhe” desempenha classicamente a função de objeto indireto, principalmente (mas não exclusivamente) se esse objeto é precedido das preposições “A “e “PARA”. Pode-se dizer que, quando for COMPLEMENTO VERBAL, o “lhe” será sempre objeto indireto.

Quando lhe não é objeto indireto?

O “lhe” refere-se a pessoas e pode ser usado tanto no gênero feminino, quanto no masculino, contudo, como já explicitado, não exerce função de objeto direto e sim de objeto indireto.

O que pode ser considerado um objeto?

O objeto significa tudo aquilo que possui caráter material e inanimado.

São exemplos de corpo?

Analisando a matéria quantitativamente, a chamamos de corpo. Corpo - São quantidades limitadas de matéria, como por exemplo: um bloco de gelo, uma barra de ouro. Os corpos trabalhados e com certo uso são chamados de objetos. Uma barra de ouro (corpo) pode ser transformada em anel, brinco (objeto).



Outras questões

Qual o melhor lubrificante para olhos secos?

O que são as funções urbanas?

O que servir em aniversário simples e barato?

Quais são os sete nomes de Deus?

Quanto tempo leva para uma torção no tornozelo melhora?

Qual a ordem de leitura dos livros de Júlio Verne?

O que é angina na enfermagem?

Qual é o Otsutsuki mais forte?

Quais são os 3 tipos de atendimento?

Qual limite TED Santander?

Qual é o procedimentos utilizados para reduzir o atrito entre as superfícies?

Quais são os 4 princípios da Administração Taylor?

Qual a idade da atriz Alexandra Marzo?

É utilizado para estabelecer pequenas pausas no texto ou para mudar de assunto facilita a leitura de textos lo

O que são elementos de coesão exemplos?

O que significa a placa R 28?

O que é bom para inflamação no braço?

Quantas calorias tem uma Brahma de 600ml?

Quantos metros faz uma lata de tinta Suvinil?

Como saber genes dominantes?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com