O branqueamento do coral é um fenômeno que ocorre quando os pólipos do coral expelem as zooxantelas, dinoflagelados fotossintetizantes que vivem dentro de seus tecidos. ... Embora o branqueamento possa causar a morte de alguns corais, outros são capazes de se recuperar.
O aumento da temperatura média da água e a maior radiação solar estão provocando a morte de corais, especialmente os da região de Abrolhos, entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. A área é uma das mais ricas da biodiversidade marinha brasileira.
As perdas são muito maiores do que a de espécies conhecidas por dependerem dos corais, sugerindo que as teias alimentares dos recifes de coral começarão a se desfazer se os corais forem extintos, que se traduz em um nível alarmante de destruição da biodiversidade marinha.
Os recifes de coral em todo o mundo estão sob o implacável estresse do aquecimento causado pelas mudanças climáticas e outras pressões locais, como a pesca excessiva, o desenvolvimento costeiro insustentável e o declínio da qualidade da água. A perda irrevogável dos recifes de coral seria catastrófica.
Quando há algum estresse no ambiente, como mudanças na salinidade, poluição ou, na maioria dos casos, o aumento da temperatura da água, ocorre o fenômeno do branqueamento, que é quando os corais expulsam massivamente as zooxantelas, perdendo uma fonte importante de nutrientes.
36 curiosidades que você vai gostar
Ele ocorre quando a água do mar esquenta demais, a ponto de ficar intolerável para as microalgas que vivem em simbiose com os corais e lhes dão cor. As algas são expulsas e os corais ficam brancos. Como as colônias dependem dessas algas para se alimentar, recifes branqueados porem morrer de fome.
A resposta é simples e muito comentada nos nossos dias: o aquecimento global. Os corais são afetados diretamente pela temperatura, pela radiação solar e pela química dos oceanos. As águas dos mares estão ficando mais quentes, com isto os corais se contraem e começam a sufocar as algas dentro deles.
O aquecimento dos mares, causado pela mudança climática; a acidificação dos oceanos, obra da contaminação por dióxido de carbono; o transporte marítimo, o desenvolvimento costeiro e os resíduos agrícolas são as principais ameaças aos recifes de coral, que permitem milhões de pessoas ganharem a vida.
O branqueamento de colônias de corais acontece em razão da perda das algas que vivem em associação mutualística com o coral, as chamadas zooxantelas, causando a morte desses corais.
Como é a dor de tensão muscular?
Quantos anos estudando para passar na PF?
Como eliminar veias varicosas?
Como pegar a segunda via da certidão de nascimento pela Internet?
Como fazer um relatar de um fato ocorrido?
Como fazer a segunda via do RNE?
Qual a importância da atividade física no balanço calórico?
O que acontece se eu religar a energia cortada?
Como remarcar uma passagem da Guanabara?
Como descomprimir nervo lombar?
Como remarcar exame prático Detran?
Quanto custa remarcar passagem GOL?
Como manter a calma em meio ao caos?
Como parcelar o valor total do cartão de crédito Santander?