Como o direito brasileiro regula o tratamento médico de risco *?

Pergunta de Alice Costa em 23-09-2022
(85 votos)


Como o direito brasileiro regula o tratamento médico de risco *?

Com base no artigo 15, do Código Civil Brasileiro, “ninguém pode ser obrigado a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica”.

Pode um paciente se recusar a ser submetido a algum tratamento implicando em seu falecimento?

O paciente capaz que não apresente risco de morte iminente e esteja apto a expressar validamente a própria vontade poderá aceitar ou recusar o tratamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico que lhe for prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.

Pode uma pessoa ser obrigada a passar por tratamento médico?

Em regra, ninguém é obrigado a se submeter a tratamento médico ou intervenção cirúrgica de risco, salvo na situação de risco iminente de morte. O artigo 15 do Código Civil Brasileiro dispõe que ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.



O que fazer quando paciente recusa tratamento?

A recusa terapêutica regulamentada nesta Resolução deve ser prestada, preferencialmente, por escrito e perante duas testemunhas quando a falta do tratamento recusado expuser o paciente a perigo de morte.

Quais os direitos do paciente quanto à medicação?

O paciente tem direito a medicamentos e equipamentos capazes de lhe assegurar a vida e a saúde. 26. O paciente tem direito a resguardar informações de caráter pessoal, pela manutenção do sigilo médico, desde que isso não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.

Em que hipóteses é inadmissível a recusa de um tratamento médico?

A lei permite (e até obriga, a depender da interpretação do artigo 135 do CP) ao médico agir contra a decisão de recusa terapêutica, apenas nos casos de risco iminente de vida do paciente. Não há lei que proíba esse modo de agir.



Quando um paciente se nega a receber tratamento quais princípios estão em conflito?

O paciente que não aceita o tratamento proposto baseia-se no direito de livre arbítrio e nos princípios da dignidade e liberdade de consciência religiosa, pois de acordo com os artigos 15 do CC e 5° da CF, tem este o direito de recusar determinado tratamento médico que lhe sane enfermidade ou até lhe salve a vida.

Em quais momentos o paciente tem o direito de recusar a realização de um procedimento?

É direito do paciente ou de seus familiares recusar a realização do procedimento. Ou um paciente internado que por motivos pessoais, de saúde, religiosos ou filosóficos recusa que lhe seja ministrada uma transfusão de sangue. É direito do paciente ou dos familiares recusar o procedimento.

Quais são os direitos legais de um paciente?

O paciente tem direito a um atendimento digno, atencioso e respeitoso, sendo identificado e tratado pelo nome ou sobrenome. O paciente não pode ser identificado ou tratado por números, códigos, ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso.



Qual o ramo do direito médico?

O ramo do direito médico é relativamente novo, e surgiu com a necessidade de regulamentação de determinadas demandas. Inicialmente, as questões mais comuns eram relativas à erro médico ou de diagnóstico e situações em que o plano de saúde possuía alguma divergência com o paciente.

Como o paciente pode se recusar a tratamento médico?

O paciente pode se recusar a tratamento médico? O paciente pode se recusar a tratamento médico? Muitas vezes nos deparamos com situações onde temos dúvidas em podermos ou não aceitar determinados tratamentos ou procedimentos médicos. Diante disso resolvi escrever algo a respeito.

Qual o objetivo do direito médico?

O principal objeto do Direito Médico é buscar compreender a dimensão do direito fundamental à saúde e suas implicações sociais e jurídicas, estudando a influência da biotecnologia na área de saúde e seus reflexos sobre o direito, além é claro da defesa ética, cível e penal de profissionais da saúde.

Quais são os limites do Poder Judiciário na recusa do tratamento médico?

O presente artigo aborda os limites do Poder Judiciário na recusa a tratamento médico, bem como,a proteção da autonomia de vontade do paciente, discutindo o dever do médico e a sua responsabilidade. Abordando a medicina em confronto ao direito.



Outras questões

O que pode substituir o arroz na dieta?

É possível a inversão do ônus da prova em favor do consumidor?

Quantos dias dura a menstruação com a endometriose?

Como manter fotos apenas no Google Fotos?

Quantas sessões de TCC são necessárias?

O que é matrícula retroativa?

O que genocidio?

O que é uma rede EPON?

Como saber o quanto eu ganho por hora?

Como passar um slide para o Word?

Qual a diferença entre Manta Líquida e borracha líquida?

Pode o credor arrematar o bem penhorado?

Quais são as cores mais frias?

Qual a diferença entre gasolina Podium e Grid?

O que é lideranca?

Onde validar recarga vem?

Quantos anos já se passaram em Game of Thrones?

Qual o WhatsApp da Cagepa?

Quando foi criado o renast?

Qual é a altura do Luffy Gear 4?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com