Quando o contrato é obrigatório?

Pergunta de Liliana Rocha de Antunes em 30-05-2022
(7 votos)

O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais ...

Quando é necessário um contrato?

Isso porque o Código Civil trata como obrigatório o contrato escrito apenas para alguns poucos tipos de negócios, tais como: a venda de imóveis com valor maior do que 30 salários mínimos, o pacto antenupcial, o testamento, o contrato de fiança, entre outros.


Qual a Lei que rege os contratos?

L8666consol. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

Quando o contrato administrativo é facultativo?

O instrumento de contrato é facultativo nos casos em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

O que substitui um contrato?

Se o valor do contrato não ultrapassar os limites da modalidade convite, então o instrumento de contrato pode ser substituído por outro instrumento que, de acordo com o dispositivo legal em comento, podem ser carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

RECONHECIMENTO DE FIRMA EM CONTRATO É OBRIGATÓRIO?


34 curiosidades que você vai gostar

Quando é permitida a subcontratação?

Em princípio, a subcontratação é proibida, sendo até motivo para rescisão contratual conforme disposto no artigo 78, inciso VI, da Lei 8.666/93. No entanto, pode ser permitida, desde que tenha previsão no edital e/ou contrato.

Quando o contrato pode ser dispensado?

Dispensa por justa causa – Ocorre quando o empregador percebe que o empregado violou algum tratado ou norma do contrato. Dessa forma a empresa tem o direito de rescindir o contrato com o colaborador e não pagar nenhuma multa por isso, mesmo que se tenha antecedido os 90 dias necessários para a experiência.

Quando é considerado nulo o contrato administrativo?

A nulidade ocorre quando é verificada ilegalidade no contrato. A declaração de nulidade do contrato administrativo torna o contrato inexistente e invalida seus efeitos passados ou futuros.

Quais são os tipos de contratos administrativos?

Os contratos realizados com a Administração Pública podem ser divididos em 5 tipos, de acordo com o objeto da contratação: contratos de obras públicas, de prestação de serviços, de fornecimento, de gestão, de concessão e de alienação. Para entender sobre essas modalidades, abordaremos cada uma delas abaixo.



Outras questões

O que é a amplitude da classe modal?

O que foi criado em 2012?

Quais são os tipos de Metaforas?

Qual é o avião mais feio do mundo?

Quanto tempo demora para estourar um furúnculo?

Qual o melhor hidratante de couro automotivo?

Qual é a importância do controle de qualidade?

Qual o valor do exame de sangue FAN?

Qual a doença que ataca os músculos?

Como recuperar um ícone que sumiu da área de trabalho?

Como se forma um cristal do tipo N?

Qual a importância de trabalhar rimas na educação infantil?

Como se paga uma promessa?

Como calcular valor a receber do INSS por afastamento?

Quanto é a bolsa de estágio na Ambev?

Porque óleo de cozinha faz mal?

Quanto ganha um analista pleno no Santander?

Qual é o pior Trava-língua do mundo?

O que vale mais a pena Selic ou IPCA?

Pode agendar cesárea com 38 semanas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com