Ele é resultado de pesquisas e experimentos químicos. A história do plástico começou com Alexander Parkes que, em 1862, descobriu um material orgânico derivado da celulose.
Bakelite
Mas a verdadeira revolução viria em 1907, quando o químico belga, naturalizado americano, Leo Baekeland (1863-1944) criou o primeiro plástico totalmente sintético e comercialmente viável, o Bakelite. Começava a era dos plásticos modernos, feitos à base de petróleo, carvão e gás natural.
Em 1907, Leo Baekeland criou a baquelite, primeiro polímero realmente sintético, podendo ser considerado, portanto, o primeiro plástico. Era resultado da reação entre fenol e formaldeído. Tornou-se útil pela sua dureza, resistência ao calor e à eletricidade.
Foi na Exposição Internacional de Londres de 1862 que o inglês Alexandre Parkes apresentou a “parkesina”, precursora da matéria plástica – uma resina feita de celulose, flexível, impermeável à água, que podia ser moldada quando aquecida e mantinha a forma quando resfriada.
Sua História. O primeiro plástico sintético foi desenvolvido no início do século XX, e registrou um desenvolvimento acelerado a partir de 1920. Este material, relativamente novo se comparado a outros como o vidro e o papel, passou a estar presente em grande parte dos nossos utensílios.
Início da produção de material plástico no Brasil Em 1949 foi inaugurada a primeira fábrica de poliestireno, a Bakon S.A, em São Paulo. A comercialização de poliestireno foi de alto impacto e, no início dos anos 60, Lambert desenvolveu o processo para moldagem de poliestireno expandido.
O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas).
Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros, que, por sua vez, são formadas por moléculas menores, chamadas monômeros. Os sintéticos, tais como os plásticos, são obtidos pelo homem através de reações químicas. ...
Esse material seria responsável por uma importante revolução na indústria e na história do plástico, principalmente em 1949, com a fundação da Bakol S.A., em São Paulo, no Brasil (considerada a primeira fábrica de poliestireno do planeta).
A história do plástico remonta a 1862, quando Alexander Parkes demonstrou a “Parkesine”, seu plástico sintético derivado da celulose orgânica, durante a Grande Exposição Internacional em Londres, na Inglaterra.
Assim, resinas de certas árvores conhecidas desde a antigüidade são consideradas plásticos naturais, bem como o marfim, moldado desde o século XVII. Já o plástico artificial surgiu com a contribuição de vários inventores, cada um deles obtendo um pequeno avanço.
Os plásticos são produzidos a partir de petróleo e gás natural e são feitos em dois tipos, plástico à base de celulose foram feitos por Alexander Parkes onde a celulose foi tratada com ácido nítrico e um solvente que foi dissolvida em álcool e endurecido.
Já o plástico artificial surgiu com a contribuição de vários inventores, cada um deles obtendo um pequeno avanço. Em 1839, o americano Charles Goodyear (1800-1860) criou o processo de vulcanização da borracha, que transformava o material natural em um produto mais resistente às mudanças de temperatura.
Como fazer uma carta de recomendação para um amigo?
Como funciona o controle da expressão gênica do operon Lac?
Como fazer citação indireta 2020?
Quanto tempo dura o curso de Psicopedagogia?
Como funciona um depurador de ar de embutir?
Como é feita uma caixa de gordura?
Qual é o máximo de roubo de vida no LoL?
Quando usar corticoide na gravidez?
Como são feitas as barras de ouro?
Como limpar o degelo da geladeira?
O que seria gerir o cuidado na atenção domiciliar?
Como fazer o colar de 100 idiomas?
Como fazer uma declaração de convivência?
O que faz o setor de contas a receber de uma empresa?