O início. Foi em 1902 que Willis Carrier, um engenheiro de 25 anos formado pela Universidade de Cornell, nos EUA, inventou um processo mecânico para condicionar o ar.
John Gorrie
Como a humanidade trata seus luminares: John Gorrie, o inventor da geladeira e do ar condicionado.
Nascido em 1876, o engenheiro deu os primeiros passos no desenvolvimento de um aparelho de ar-condicionado ainda em 1902. O equipamento era capaz de quatro funções: controlar a temperatura, regular a umidade, gerenciar a circulação do ar e limpá-lo. O inventor registrou a patente em 1906.
E assim surgiu o primeiro condicionador de ar contínuo por processo mecânico, uma ideia tão boa que logo estava sendo empregada também em diversas fábricas da indústria têxtil.
No mesmo ano, em 1914, Carrier instalou o primeiro ar condicionado em um hospital. O sistema criado por ele produzia umidade extra no berçário de prematuros do Allegheny General Hospital, de Pittsburgh. Cinco anos depois o ar-condicionado chegava aos cinemas.
O inventor registrou a patente em 1906. Desde então, ficou conhecido como o pai do ar-condicionado moderno — o que deve ter ajudado bastante a promover sua empresa, a Carrier Corporation, a partir de 1915. Ativa até hoje, a companhia fabrica e distribui não apenas equipamentos de ventilação e resfriamento, mas também aquecedores.
Como testar sensor ABS de roda?
Em qual contexto surgiu as ciências sociais?
Como surgiram as placas de trânsito?
Como saber se as portas do modem estão abertas?
Como surgiu o esporte de Orientação?
Como surgiu o primeiro time de futebol feminino?
Quando surgiu a primeira fotografia colorida?
Porque a revista Rolling Stone tem esse nome?
Quando surgiu a primeira indústria?
Para que serve o medicamento hidroquinona?
Quais são as estratégias para se identificar o aluno com superdotação e altas habilidades?