As primeiras realizações dessa vertente do abstracionismo remontam às vanguardas européias das décadas de 19: o construtivismo russo, a experiência da Bauhaus, o suprematismo de Kazimir Malevich e o neoplasticismo de Piet Mondrian e Theo van Doesburg.
Curiosidade sobre o abstracionismo Diversas culturas antigas realizavam desenhos e pinturas que exibiam linhas, formas e cores de maneira não figurativa. Exemplo disso é a arte do povo indígena Kadiwéu, localizado no Mato Grosso do Sul, no Brasil. Eles realizavam pinturas corporais belíssimas com padrões abstratos.
O abstracionismo surgiu em meio ao ambiente renascentista, quando a arte e beleza desse movimento predominava na cultura artística, já que o artista tinha seu talento mensurado a partir da reprodução rigorosa e ideal do mundo à sua volta.
Jackson Pollock
Outra técnica fundamental desse movimento foi o action painting, também conhecido como gestualismo ou pintura gestual. Criada por Jackson Pollock, essa técnica valoriza a espontaneidade do processo criativo e o abandono de ferramentas tradicionais, como os pincéis.
Definição. Para a arte conceitual, vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra.
Abstracionismo foi um estilo artístico que começou a partir das vanguardas europeias no século XX, que buscavam romper com a tradição cultural herdada do passado, monopolizada pela academia, tradicionalista e que focava o “belo” como principal característica.
Quais são os Tipos da Arte Abstrata?
História. O artista russo radicado na Alemanha, Wassily Kandinsky, foi considerado o criador do Abstracionismo com a obra “Primeira Aquarela Abstrata”, em 1910.
A origem do termo "surrealismo" ocorreu em 1917, através de G. Apollinaire, sendo uma palavra com o significado de "o que está acima do realismo". Apesar disso, enquanto movimento artístico e literário, só surgiu em França na década de 1920.
A Action Painting, ou pintura gestualista, tem as suas origens mais diretas no movimento surrealista e no desenho automático, praticado por alguns dos artistas que integravam esta corrente, mais especificamente pelo pioneiro André Masson (1896-1987), famoso pelos trabalhos que realiza em meados da década de vinte, sob ...
As principais características do abstracionismo eram: Os artistas expressavam de maneira abstrata suas intuições e sentimentos. O abstracionismo teve duas tendências principais: lírico e geométrico. Conheça mais sobre cada uma delas.
Os movimentos artísticos anteriores ao abstracionismo já expressavam essa busca por novas formas de representação. O impressionismo, por exemplo, desenvolveu obras de arte que tinham a luminosidade como foco principal, e não pessoas ou coisas, e tentavam expressar por meio das tintas as impressões sensoriais de movimento, luz e cor.
Vale lembrar que, assim como as outras artes Expressionistas, Cubistas, Dadaístas, Futuristas, Surrealistas e Neoplasticista; o abstracionismo foi uma expressão forte da guerra. O início da Primeira Guerra Mundial, portanto, marcou o coração dos artistas durante essa época.
A origem da arte abstrata está intimamente relacionada com as vanguardas artísticas europeias do final do século XIX, a também chamada arte moderna. Tais vanguardas representaram movimentos de ruptura artística, sobretudo em relação aos moldes renascentistas, tradicionalistas e academicistas.
Qual melhor nota do Enem 2021?
Que sinal pode substituir o travessão?
Qual campeonato Paga mais 2021?
Quais são os números de sutiã?
Qual foi a causa da crise no Brasil?
Porque o som alto incomoda o ouvido?
Quais são as regras especiais do advogado empregado?
O que é momento morfogenético?
Qual fruta que começa com a letra r?
Porque é importante exercer a cidadania?
Quem toma remédio para depressão pode dirigir?
Qual pomada para dermatite de contato?
Quem são os irmãos de Paulo Freire?
Qual o melhor óleo 5W 30 ou 10W 40?
Para que serve diluente estéril?
O que faz um Desenvolvedor C ++?