No Brasil, o primeiro surto de varíola ocorreu em 1555, quando a doença foi introduzida no estado do Maranhão por colonos franceses. Em 1560, ocorreu uma epidemia relacionada ao tráfico de escravos africanos e em 1562-63, a doença foi trazida pelos próprios portugueses.
A origem da varíola As descrições inequívocas da doença foram documentadas em China do século IV, Índia do século VII, e a região mediterrânea, assim como Ásia do sudoeste do século X. Calcula-se que a varíola estêve introduzida a Europa entre os 5os e 7os séculos, com epidemias freqüentes durante a Idade Média.
A varíola foi introduzida no Brasil pelos “descobridores” europeus. Com o processo de colonização, a doença foi se disseminando. A primeira referência foi feita por José de Anchieta, em 1561, e a primeira epidemia registrada data de 1563. A vacina chegou ao Brasil em 1804.
Tratava-se da varíola, do- ença infecto-contagiosa exclusiva do homem, causada por um vírus chama- do Orthopoxvirus variolae. Para que se tenha uma idéia de sua magnitude, só durante os 80 anos em que esteve ativa, no século passado, a varíola matou mais de 300 milhões de indiví- duos.
Conhecida pelas erupções e bolhas amedrontosas na pele, a Varíola matou mais de 300 milhões de pessoas só no século XX, segundo a OMS.
A cólera ocasionou seis pandemias entre 18. A atual, a sétima, começou na Indonésia em 1961, causada pelo biótipo El Tor. Disseminou-se por outros países na Ásia, Oriente Médio, África (70% dos casos notificados no mundo) e Europa, chegando à América do Sul em 1991, através de cidades litorâneas do Peru.
Em 1520, seu primeiro ataque a Tenochtitlán foi rechaçado, com grandes perdas para os espanhóis (900 mortes do total de 1.200 conquistado- res)3. A varíola foi introduzida na Península de Yucatan pela expedição de Pánflilo de Narváez, que foi enviada para resgatar Cortés.
Surgiu na África, mais ou menos em 10 mil a.C., de um vírus que provavelmente veio do camelo (!). Até as múmias egípcias têm marcas na pele que sugerem varíola.
No Brasil, a doença foi descrita pela primeira vez em 1563, na Bahia. A varíola é provocada por um vírus transmitido, principalmente, por gotículas eliminadas pelo doente.
Instituído pela Lei nº 6.259/1975 e regulamentado pelo Decreto nº 78.231/1976, o PNI iniciou sua primeira Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em 1980, com a meta de vacinar todas as crianças menores de 05 anos em um só dia.
No inverno de 1904, uma violenta epidemia de varíola se abateu sobre a cidade do Rio de Janeiro. Somente naquele ano, cerca de 3.500 pessoas morreriam na capital federal vitimadas pela doença. Das atividades de combate a doenças que Oswaldo Cruz comandou como diretor de Saúde Pública, a mais difícil e polêmica foi a campanha contra a varíola.
A doença foi limitada geralmente ao landmass euro-asiático antes do século XV; contudo, os colonos europeus introduziram a varíola aos Americas (mas igualmente a África e a Austrália) entre a 15a e o século XVIII com taxas devastadores da caso-fatalidade que aproximaram 90%.
Ela é causada por um vírus transmissível pelo ar. O vírus da varíola é um vírus de DNA, um dos maiores vírus conhecidos. O fato de seu material genético ser de DNA dupla fita foi determinante no sucesso da vacinação, uma vez que o vírus não muta muito e é bem suscetível à vacina.
Em 1978, após uma campanha mundial de vacinação, ocorreu o último caso de varíola. Um fotógrafo contaminado em um laboratório americano, cujo professor responsável se suicidou depois que ele morreu.
Como desvincular redes sociais do e-mail?
Como saber quantas parcelas falta da minha moto Honda?
O que é uma estrofe de um texto?
Como parar de receber mensagens de broadcast?
Como parar de correr atrás de uma pessoa?
Como saber quantas chaves tem um clarinete?
É melhor parar de fumar de uma vez ou aos poucos?
Quando se rescisão um contrato?
Como funciona o processo de digitalização?
Como desativar notificações do YouTube no E-mail pelo celular?
Como se dá o processo de regionalização?
O que fazer para não comprar compulsivamente?
Como tirar os anúncios que aparecem na tela do celular?
O que falar para alguém que foi promovido?