A falta de vontade para encarar o início de uma nova semana ou dias chuvosos e nublados parece ser um convite para passar mais alguns minutos na cama. Mas, em algumas pessoas, essa obsessão em ficar na posição horizontal pode ser sintoma da clinomania – distúrbio caracterizado pelo desejo excessivo de ficar deitado.
De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, do Ráquis Instituto da Coluna, ficar deitado durante um longo período pode prejudicar a estabilidade da coluna vertebral, o que aumenta o risco de lesões.
“Esse tipo de comportamento pode aparecer em vários transtornos do sono, mas também em um paciente que tenha depressão. É uma obsessão por dormir, relacionada ao desânimo e à falta de energia.” Além da depressão, fatores como a falta ou o excesso de sono podem desencadear o que se considera ser a clinomania.
A falta de energia e o cansaço constante, que impedem a realização de atividades diárias como higiene pessoal, se alimentar, ir à escola ou trabalho, podem indicar depressão. Além disso, a falta de motivação por não querer fazer nenhuma atividade é um sinal que a depressão está evoluindo.
Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.
39 curiosidades que você vai gostar
Uma pesquisa revelou que duas semanas de sedentarismo aumentam severamente a resistência à insulina. Sentados, de costas retas, com as pernas dobradas e os pés no chão. Deitados, com o tronco e as pernas estendidas.
De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.
O sentimento de solidão, assim como a depressão e ansiedade, sinalizam ao cérebro que o corpo está sob estresse, aumentando o nível do hormônio cortisol, que é conhecido como hormônio do estresse. A concentração elevada de cortisol pode levar à perda da massa muscular, dificuldade de aprendizagem e lapsos de memória.
Em 2012, uma pesquisa concluiu que morar sozinho corta, em média, 4 anos da vida das pessoas. E tem mais: entre jovens solitários, o risco de morte é 9% maior do que o de idosos que têm amigos.
Estudos mostram que pessoas solitárias correm um risco maior de desenvolver hipertensão, câncer e até sofrer ataques cardíacos. Nas sociedades modernas, a solidão é considerada um perigo maior que o fumo, o alcoolismo e a obesidade.
“Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol.
Quando passamos muito tempo sentados, a musculatura que ajuda a estabilizar a coluna, como os músculos do abdômen e da região lombar, fica mais relaxada. Isso aumenta a pressão sobre os discos da coluna e o resultado são as incômodas dores nas costas. A pressão aumenta ainda mais quando a postura é incorreta.
A cada 8 horas sentado, é necessário 1 hora de exercício, diz estudo | Bem Estar | G1. Caminhar ou pedalar pode combater malefícios de ficar 8 horas sentado. Segundo pesquisa, recomendação da OMS sobre exercício é insuficiente.
O corpo humano está desenhado para se movimentar frequentemente e, por isso, passar mais de 6 horas por dia sentado pode ser prejudicial para a sua saúde ao longo do tempo.
Levantar-se regularmente
Então, o recomendado é se levantar a cada 30 minutos sentado durante o expediente de trabalho. As pausas também são importantes. Logo, ao se levantar da cadeira, fique, pelo menos, três minutos de pé.
Dormir sentado pode aumentar o risco de você desenvolver uma trombose venosa profunda (TVP), condição grave decorrente do fato de ficar sentado parado por mais de duas horas. Por isso, sempre alongue bem as pernas ou mude de posição de tempos em tempos se for ficar sentado por muitas horas.
"Não é aconselhado ficar no banheiro muito tempo fazendo força. Mas só ficar um longo período sentado, mesmo que não fazendo força, também é prejudicial, porque aumenta a pressão no períneo e causa dilatação das veias do ânus, agravando ou proporcionando as hemorroidas.
TRABALHAR SENTADO PREJUDICA A COLUNA
Além das alterações químicas, ficar sentado provoca uma pressão desigual em algumas partes do corpo, forçando a coluna, os músculos e as articulações. Além disso, pelo fato da pessoa estar encurvada, os pulmões têm menos espaço para se expandir.
Pessoas que ficam sentadas ao menos quatro horas diariamente são mais suscetíveis a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como pressão alta, doenças no coração (que podem causar infarto) e câncer. E mais: os que passam ao menos seis horas sentados estão mais propensos a desenvolver diabetes.
Quando você estiver sentado, é muito importante regular não somente a altura do assento, mas também a do encosto. Somente o ângulo do encosto não basta. Cada pessoa tem uma posição diferente da lombar e da cervical. Portanto, a regulagem de altura no encosto da cadeira é essencial para a ergonomia no trabalho.
"Morrer de tristeza" é, por diversas vezes, considerado uma expressão hiperbólica. Porém, há complicações físicas desenvolvidas a partir de problemas mentais e emocionais, que podem até mesmo levar à morte. Pesquisadores da Universidade Rice, em Houston, Texas, estudaram os efeitos do luto na saúde.
Quando enfrentamos uma perda, desilusão ou tristeza profunda a dor emocional é tanta que, muitas vezes, a sensação é de que ela se transfere para o corpo. E de fato isso acontece. Mas o que pouca gente sabe é que essa dor emocional pode efetivamente gerar consequências graves.
Estar sempre cansado, com pouca energia ou lento; Sentir dificuldade para se concentrar ou para tomar decisões; Ter sentimento de culpa ou de inutilidade.
Viver sozinho permite fazer o que queremos, quando queremos, em nossos próprios termos. Ele nos liberta das restrições de necessidades e demandas de uma parceira e nos permite concentrar em nós mesmos. Este é um grande momento de reflexão e aceitação. Permita-se ser quem você quiser.
Solidão é o sentimento que surge quando nos sentimos só, mas não precisamos estar literalmente sem a companhia de outros para senti-la. Ela se manifesta até mesmo quando estamos rodeados de pessoas queridas, em ambientes movimentados e enquanto realizamos afazeres diários.
Como organizar meus exercícios físicos?
O que significa a palavra Oceania?
O que é um planejamento financeiro de curto prazo?
O que é preciso para receber o Renda para?
Como são chamadas as bactérias e os fungos?
Como não receber notificação do Badoo?
Qual é os animais que rastejam?
Como recuperar minha conta OLX?
Como esconder lavanderia no quintal?
Como instalar WhatsApp no Samsung Watch Active?
Quais os nomes das enzimas que cortam e ligam os pedaços de DNA?
O que é fachada em pele de vidro?
Como funciona a redução da jornada de trabalho na pandemia?
Como faço para receber o FGTS emergencial?
Como funciona a redução de jornada 50?
Quantas lotéricas pode ter em uma cidade?
O que significa um abraço por trás?
Como faço para sacar meu saque-aniversário?