Segundo o atual acordo ortográfico, o acento circunflexo não será mais utilizado em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em -eem. Antes da reforma ortográfica: eles lêem, eles crêem, eles dêem, eles vêem,… Depois da reforma ortográfica: eles leem, eles creem, eles deem, eles veem,…
Contudo, a grafia do vocábulo sofreu alterações, pois, segundo as novas regras de acentuação do acordo ortográfico, o acento circunflexo não mais deverá ser utilizado em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em -eem. Portanto, o correto é leem.
Eles/Elas leem
Portanto, a partir de agora, o certo é: creem, veem e leem, sem o acento circunflexo.
O verbo ler é um verbo irregular, apresentando alterações nas suas terminações, como, por exemplo, nas conjugações do presente do indicativo (eu leio, ele lê, vós ledes,...) e do presente do subjuntivo (que eu leia, que nós leiamos, que eles leiam,...).
1. Interpretar o que está escrito; proceder à leitura de (ex.: ler um livro; leu uma história ao filho; aprender a ler). 2. Decifrar através do reconhecimento de um determinado código (ex.: ler uma partitura de música; ler um gráfico estatístico).
26 curiosidades que você vai gostar
Significado de Ler
verbo transitivo direto e intransitivo Decifrar o conteúdo escrito de algo por saber reunir as letras, os sinais gráficos: lia um anúncio; ainda não sabia ler. verbo transitivo indireto e bitransitivo Falar algo escrito em voz alta: lia contos infantis aos filhos.
Conjugação do verbo: lerPresente. eu. leio. tu. lês. ele/ ela/ você ... Pretérito Perfeito. eu. li. tu. leste. ... Pretérito Imperfeito. eu. lia. tu. lias. ... Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. lera. tu. leras. ... Futuro. eu. lerei. tu. lerás. ... Presente. que eu. leia. que tu. leias. ... Pretérito Imperfeito. que eu. lesse. que tu. lesses. ... Futuro. se eu. ler. se tu. leres.
[Gramática] Li é também forma derivada do verbo ler, no pretérito perfeito do indicativo: eu já li muitos livros este ano.
Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM o acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do PLURAL: Eles têm.
Na 3ª pessoa do singular, não há acento gráfico; na 3ª pessoa do plural, terminam em –ÊM. Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.
A 3ª do plural dobra o e. Assim: ele lê, eles leem; ele crê, eles creem; ele vê, eles veem; ele dê, eles deem.
Pretérito mais-que-perfeito: (eu) lera, (tu) leras, (ele) lera, (nós) lêramos, (vós) lêreis, (eles) leram.
1. Interpretar o que está escrito; proceder à leitura de (ex.: ler um livro; leu uma história ao filho; aprender a ler). 2. Decifrar através do reconhecimento de um determinado código (ex.: ler uma partitura de música; ler um gráfico estatístico).
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."
Ler é verbo transitivo que admite complemento directo nulo. O complemento directo pode ser nulo quando a interpretação do valor do complemento é arbitrária ou indefinida: «O Zé lê/come/bebe 1 imenso.»
Vogais idênticas ê-e separam-se. Veja mais exemplos do palavras con êe . * Segundo as novas regras, não se usa mais o acento nas palavras terminadas em êem e ôo (s).
Para se diferenciar o substantivo “pelo” (aquele, de animal, de ser humano, enfim!) da contração “pelo” (“per + o”), havia acento no primeiro. Porém, com a reforma ortográfica, esse acento diferencial foi extinto junto com a palavra “pêlo“. Agora, ambas são escritas sem acento.
Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
Você pode usar tem sem acento no singular e tem com acento circunflexo (têm) no plural. Portanto, o verbo ter no plural tem acento!
O Tem é a forma do verbo TER quando escrita no presente, ele é utilizado para definir posse de alguma coisa, e pode ser escrito de duas formas “tem” no singular e “têm” no plural. Muitas pessoas utilizam, de maneira errada, as palavras teem e têem, porém nenhuma dessas duas formas existem na língua portuguesa.
Tem, sem acento, é usado quando o sujeito é singular (apenas um): ele tem. Têm, com acento circunflexo, é usado quando o sujeito é plural (mais do que um): eles têm. O aluno tem prova amanhã. Os alunos têm prova amanhã.
Como nosso cérebro reage a dor?
Como o cérebro processa a aprendizagem?
Como o corpo reage a um término?
O que a paixão faz com o cérebro?
Como o cérebro interpreta informações?
Qual a influência da música no cérebro?
Onde fica a data de vencimento no código de barras?
Como ocorre o pareamento entre os nucleotídeos adenina timina citosina guanina e uracila?
Para que serve o potencial de ação?
Como escrever a palavra música em espanhol?
Como se inicia uma partida de basquete no 3 período?
Como se dá a formação dos rios?
Como descobrir se uma figura é congruente?
Quando a empresa não tem movimento na DCTF?
Como formatar um computador quando esquece a senha do usuário?
Qual o prazo para o tribunal julgar uma apelação?
Como dar Boot no PC positivo sim+?
Como ficam os créditos trabalhistas no plano de recuperação judicial?