Quando é substituto tributário?

Pergunta de Constança Castro em 27-05-2022
(10 votos)

A incidência da substituição tributária é definida dependendo do produto. A substituição tributária é utilizada para facilitar a fiscalização dos tributos “plurifásicos”, ou seja, os tributos que incidem várias vezes no decorrer da cadeia de circulação de uma determinada mercadoria ou serviço.

Quando sou substituto tributário?

1) Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS; 2) Contribuinte Substituído: é aquele que, nas operações ou prestações antecedentes ou concomitantes é beneficiado pelo diferimento do imposto e nas operações ou prestações subsequentes sofre a retenção.


Quem são os substitutos tributários?

Aquele que assume a condição de responsável pela retenção e pagamento do imposto é chamado de substituto tributário, contribuinte substituto, ou, simplesmente, responsável ou sujeito passivo da substituição tributária como descrito nas legislações de alguns estados.

Quando uma empresa é substituta tributária?

Como o próprio nome sugere, a substituição tributária é um regime no qual apenas um contribuinte de toda uma cadeia é responsável pela arrecadação do ICMS (o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), livrando outras empresas dessa ...

Quando o produto tem substituição tributária?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

O que é a Substituição Tributária?


31 curiosidades que você vai gostar

O que é o substituto tributário?

Substituição tributária é uma forma de arrecadação de tributos utilizado pelo governo brasileiro. Ele atribui ao contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido pelo seu cliente. A substituição será recolhida pelo contribuinte e posteriormente repassada ao governo.

O que é regime de substituição tributária?

A Substituição Tributária (ST) acontece quando a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é feita de forma antecipada. Nesse caso, quem assume a responsabilidade do pagamento do tributo é o primeiro da cadeia, ou seja, aquele que não é o gerador da ação de venda.

O que é tributado e substituição tributária?

A diferença, em termos gerais, é que o produto que tem substituição tributária o imposto é cobrado com antecedência (ou seja, na entrada). Já o produto que é tributado o imposto somente é cobrado na sua venda.

O que é substituto tributário MEI?

A categoria do MEI não o habilita de ser substituto tributário, ou seja, não tem como ser recuperado o imposto. Entretanto, isso não impede que o MEI seja responsável solidário pelo recolhimento do imposto devido por substituição tributária.



Outras questões

O que é o código de validação do cartão?

O que é a exportação direta?

Quanto custa apostar no euromilhoes?

O que é código da Agência Caixa?

Qual é o objetivo da logística de distribuição?

O que é preciso para fazer um mestrado?

Quando surgiu o sol e as estrelas?

Quais os benefícios da caipira?

O que e ciencia social?

O que cvv do cartão?

Quais os tipos de documentos científicos?

Qual o significado da lógica e sua origem?

O que é imposto fiscal?

O que é plurilocal?

Como falar com atendente do Magazine Luiza?

Qual é o significado da estrela de cinco pontas?

Como fazer a média do Enem 2021?

Quais países estão classificados para a Copa do Mundo?

Para que serve água oxigenada volume 40?

Quantos agricultores há no Brasil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com