Além da função poética, há mais cinco tipos de funções da linguagem: Função Referencial: com o foco no contexto da mensagem, ela é utilizada para fazer referência à algo. Função Fática: focada no canal de comunicação, ela é usada para estabelecer a comunicação entre o emissor e o receptor.
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
Quando a ênfase da comunicação está no contato estabelecido com o destinatário, damos a ela o nome de função fática da linguagem. As funções da linguagem têm nos elementos da comunicação o seu alvo.
A função poética da linguagem, um dos seis elementos da comunicação prescritos pelo linguista russo Roman Jakobson, tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.
Significado de Poético
adjetivo Que pertence à poesia, que é próprio dela. Apropriado para inspirar um poeta. Que comove; emocionante.
41 curiosidades que você vai gostar
A função emotiva, nosso objeto de estudo, é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem na qual é encontrada toda a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. Nela, estão evidenciadas algumas marcas gramaticais peculiares.
Ela é utilizada na abertura, estabelecimento e interrupção da comunicação. Essa função da linguagem está presente principalmente nos cumprimentos, nas despedidas e nos diálogos em geral (conversas telefônicas, por exemplo).
3) Função apelativa ou conativa
Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Exemplos: a) Você já tomou banho?
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
O que é sustentabilidade corporativa?
Como os Mesopotamicos escreviam a palavra estrela?
Quando deve ser realizado o teste do coraçãozinho?
Com quantos meses se da banho em cachorro?
Quais são as cores do gel X&D?
Quais são as causas da pedra na vesícula?
Com quantas semanas o bebe escuta?
Quando surgiu o primeiro psicólogo?
Quem são os novos jurados do The Voice?
O que é o substantivo Sobrecomum?
Qual a diferença de fase e fases?
O que é preciso para ter CNPJ?
Com quantos meses dá para ver o sexo?
Quanto de QI tem Mark Zuckerberg?
Qual é a doença que deixa os ossos fracos?
O que é necessário para fazer comunicação de venda?
Que chá é bom para ácido úrico?