1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.
O infinitivo pessoal deverá ser usado: sempre que houver um sujeito definido, quando se quiser definir o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e para indicar uma ação recíproca.
O infinitivo impessoal deverá ser usado: quando não houver um sujeito definido, quando o verbo tiver regência de uma preposição, com sentido imperativo, quando o sujeito da segunda oração for igual ao da primeira, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…).
Recapitulando, portanto: o infinitivo é impessoal quando, na oração, não tem sujeito e pessoal quando tem.
32 curiosidades que você vai gostar
O infinitivo é forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e não flexionado. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é bastante complexo, já que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.
O infinitivo é usado na sua forma flexionada quando há um sujeito claramente definido, quando se pretende definir o sujeito através da desinência verbal e quando o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira. Exemplos de uso do infinitivo pessoal: Por ele vir atrasado, decidimos ir sem ele.
Flexão obrigatória
Rigorosamente, só é obrigatória a flexão quando o infinitivo tem sujeito próprio, diferente do sujeito da oração principal: Esta é a última chance de o futebol e o basquete devolverem a alegria à torcida. (O sujeito da 1a oração é esta; da 2a, o futebol e o basquete.)
O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações. Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei.
Quais os segredos das pirâmides do Egito?
O que fazer quando o paciente de Alzheimer não dorme?
Pode entrar na piscina com o motor ligado?
Como transformar vídeo do YouTube em MP3 no celular?
Porque o céu de Ícaro tem mais poesia do que o de Galileu?
Qual a diferença de laparoscopia e videolaparoscopia?
Como saber quantas séries de exercícios?
Quais pomadas podem ser usadas em tatuagens?
Quem não pode ser pai socioafetivo?
Qual o nome da mulher que acalma o Hulk?
Em que ano foi fundado o futebol?
Quem tem colo curto pode ter parto normal?
Qual a nota de corte para Ciências Sociais?
Qual é o grande desafio do Mercosul para o futuro?
O que é uma imagem audiovisual?