Quando é que cabe recurso especial?

Pergunta de Letícia Andreia Cardoso em 27-05-2022
(50 votos)

O recurso especial é cabível quando a decisão recorrida: - contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; - julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; - der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

Quando é cabível o recurso especial?

Desse modo, terá cabimento o recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.


Quais os requisitos para recurso especial?

Alguns requisitos de admissibilidade do Recurso Especial são comuns a todos os recursos, quais sejam, o cabimento, a legitimidade, o interesse, a regularidade forma, a tempestividade, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.

Quando não cabe recurso especial?

STJ - SÚMULA Nº 203 - Não cabe recurso especial contra decisão proferida, nos limites de sua competência, por órgão de segundo grau dos Juizados Especiais. O referido recurso somente será cabível quando tiverem se esgotado os recursos ordinários previstos na legislação processual vigente.

Quando cabe recurso especial para STJ?

O Recurso Especial, cabível em face de decisão de tribunal superior que apresenta lesão à lei federal, com seu objeto devidamente prequestionado e prazo de 15 (quinze) dias para interposição, será processado e julgado pelo STJ, considerado pela Constituição Federal como “guardião da legislação federal”.

Recurso Especial - Tudo Sobre a Peça


28 curiosidades que você vai gostar

Quem julga recurso especial no STJ?

As hipóteses de aplicação do recurso especial

A competência para julgar o recurso especial é do STJ, e as hipóteses de aplicação estão contidas no artigo 105, inciso III, da Constituição da Republica Federativa do Brasil (CRFB): “Art. 105.

Qual o recurso cabível contra acórdão do STJ?

O agravo de instrumento é o recurso cabível contra as decisões tomadas pelo juiz no curso do processo – as chamadas decisões interlocutórias –, antes da sentença.

O que acontece quando o recurso especial não é admitido?

Art. 544. Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo nos próprios autos, no prazo de 10 (dez) dias. A miscelânea legislativa apresentada supra, leva aqueles que estudam e praticam o direito processual penal à uma encruzilhada legal.

Qual recurso cabível contra decisão que inadmitiu recurso especial?

Em caso de inadmissão de Recurso Especial ou Extraordinário, é cabível o Agravo para o Superior Tribunal de Justiça ou Supremo Tribunal Federal, conforme o caso, salvo quando a decisão se pautar na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos (artigo 1.042 do ...



Outras questões

Quais são as operações básicas da matemática?

Quantas pessoas não sabem Libras no Brasil?

Qual é a melhor novela?

Qual foi o último país a ser descoberto no mundo?

Estou grávida meu sangue é O negativo?

Qual é o segundo filme de Naruto clássico?

Quais cigarros a Souza Cruz fábrica?

Quanto custa cada 100 kWh de energia?

Qual o número do cartão de crédito Ourocard?

O que é considerado deslocamento lateral?

Tem como diminuir os lábios da boca?

Quando o juiz pode desconsiderar a perícia?

Como descobrir um quinto de um valor?

Quem era considerado herói na mitologia grega?

Quem tem apneia pode morrer?

Onde estão os jogos de graça no Xbox 360?

Como desbloquear o cartão da Caixa pelo WhatsApp?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com