Essa caixa continha todas as desgraças do mundo: a guerra, a discórdia, o ódio, a inveja, as doenças do corpo e da alma, como também a esperança. Pandora não conseguiu resistir a curiosidade e, abrindo a caixa, libertou todos os males. Arrependida, tornou a fechá-la, mantendo presa a esperança.
Significado do mito da Caixa de Pandora
O mito da Caixa de Pandora sugere que, apesar de todos os males e todas as angústias, ao menos podemos nos apegar à esperança, "a última que morre". Faz parte da curiosidade humana querer saber como e por que as coisas acontecem no mundo da maneira como elas ocorrem.
Caixa de pandora é um mito grego que narra a chegada da primeira mulher à Terra e com ela a origem de todas as tragédias humanas. Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher criada por Hefesto sob as ordens de Zeus.
Pandora abriu novamente a caixa. O que havia lá dentro era a Esperança, que voou da caixa, tocando as feridas criadas pelos males e curando as. Embora Pandora tenha liberado dor e sofrimento no mundo, também permitiu que a esperança surgisse na humanidade. Daí o famoso ditado: “A Esperança é a última que morre”.
O que é Pandora:
Segundo a etimologia, a palavra pandora é formada por pan que significa "tudo ou todo" e doron, que significa "dom ou virtude". De acordo com a mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher, que foi criada por Hefesto. Era dotada de todas as virtudes e tinha uma beleza inigualável.
25 curiosidades que você vai gostar
Sua condenação foi passar a eternidade preso a uma rocha, aonde uma ave viria comer seu fígado. Toda noite seu fígado se regeneraria e a ave voltaria no dia seguinte pra lhe comer o fígado novamente. Para castigar os homens, Zeus ordenou que o Deus das Artes, Hefesto, fizesse uma mulher parecida com as deusas.
Pandora: Significa “todos os presentes”.
Dizia-se que Prometeu criara os primeiros homens a partir do barro. Desejando ajudar a essa humanidade primitiva, provocou por duas vezes a cólera de Zeus.
Zeus entregou-lhe uma vasilha fechada, que Pandora destapou e todos os males que ela continha se espalharam pelo mundo.” Os males teriam sido inveja, ódio, dor, velhice, fome, pobreza, guerra e morte. Entre as várias listagens dos “ventos” malévolos que se libertaram da caixa, não consta a corrupção.
Como se escreve o tecido Lê-se?
Como preencher ar no site dos Correios?
Qual a diferença do Emmy para o Emmy Internacional?
Quem tem direito a bolsa do Educa Mais Brasil?
Como se escreve jerimum com J ou com G?
Quantas letras tem na palavra jeito?
Qual é o correto inteligente ou inteligente?
Como se confessar antes do casamento?
Como solicitar 2 via do boleto do Fies?
Como é que se escreve o que em inglês?
Como relaxar para ser hipnotizado?
Como me comunicar com o meu gato?
Como o uso excessivo das redes sociais pode prejudicar os jovens?
Quais são as formas de comunicação com aqueles que não podem ouvir?
Como conferir o recibo da aposta do bolão Caixa?
Como se confere um bolão da Quina?