A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818 que, após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto.
As transfusões da época eram heterólogas, ou seja, com sangue de animais de espécies diferentes. Denis defendia que, ao contrário do sangue humano, o de animais estaria menos contaminado de vícios e paixões.
A hemoterapia no Brasil surgiu por volta de 1930, com a concepção de serviços de transfusão nas clínicas e hospitais de pronto atendimento. As transfusões eram realizadas de uma pessoa para outra sem nenhum tipo exame ou técnica de anticoagulação e preservação do sangue, o chamado “braço a braço”.
Em 1950, a partir de iniciativa do Banco de Sangue do Distrito Federal, foi promulgada a lei nº 1075, de 27 de março de 1950, que dispõe sobre a Doação Voluntária de Sangue. Também neste ano foi fundada a Associação de Doadores Voluntários do Brasil, cuja primeira presidente foi a Sra.
O início da transfusão de sangue De início, em 1665, as transfusões eram realizadas somente em animais, de forma experimental, e dois anos depois foram iniciadas as transfusões heterólogas em humanos, ou seja, sangue derivado de uma espécie diferente do receptor.
Cerca de 20 pessoas morrem todos os anos nos EUA em decorrência de reação transfusional hemolítica aguda. RTHA geralmente resulta da reação dos anticorpos do plasma do receptor contra os eritrócitos do doador. A incompatibilidade de antígenos ABO é a causa mais comum de reação transfusional hemolítica aguda.
Para que ocorra a transfusão sanguínea, deve haver um doador de sangue. As pessoas que têm interesse em doar sangue passam por uma entrevista de triagem clínica antes da doação. Nessa entrevista, os pretensos doadores serão questionados sobre vários fatores que irão detectar algo que impeça ou não a doação.
Como é feita a transfusão de sangue? O sangue (ou seus componentes) é sempre infundido através de uma veia. O acesso a esta veia pode ser feito pela introdução de uma agulha ou cateter, realizado por um funcionário habilitado. Geralmente utiliza-se uma veia do braço ou da mão.
Em 1976, num caso de esclerodermia fase final, no qual a médica disse que não tinha nada a fazer, Dr. Luiz Moura propôs o tratamento com auto-hemoterapia.
De acordo com os adeptos dessa técnica, a auto-hemoterapia estimula o sistema imunológico, aumentando a quantidade de macrófagos circulantes. Os macrófagos são glóbulos brancos que atuam na defesa do organismo por meio do englobamento e destruição de organismos invasores.
A guerra, aliás, é o que serve de motivação e estímulo para as primeiras campanhas de doação de sangue. Desde os primórdios, o sistema de doação de sangue alicerça-se na doação altruísta e não remunerada, contando com a solidariedade e benevolência dos cidadãos.
As campanhas de doação de sangue surtiram efeito. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram doadas cerca de 13.000.000 de unidades nos Estados Unidos.
Em 15 de junho de 1667, o médico francês Jean-Baptiste Denys realizou a primeira transfusão de sangue na história, embora algumas fontes atribuam a façanha ao inglês William Lower, que já fazia transfusões de sangue em animais.
A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818, que após realizar com sucesso experiências em animais, que tratou uma hemorragia pós-parto usando o sangue do marido da própria paciente. No final do século XIX, problemas com a coagulação do sangue e reacções adversas continuavam a desafiar os cientistas.
Qual é a diferença entre uma estrutura cristalina e uma estrutura amorfa?
Para que o suco de beterraba é bom?
Quanto de vitamina E devo tomar por dia?
Como tomar o vinagre de maçã à noite para emagrecer?
Quais os benefícios do óleo de avestruz em cápsula?
Como usar o limão para aumentar a imunidade?
Quanto tempo emagrece com FRANOL?
Qual a dosagem de Stanozolol Injetavel?
Para que serve o xarope Ritus?
Para que o remédio ranitidina?
Para que é indicado o xarope Notuss?
Qual tinta para pintar móvel MDF?
Como fazer uma boa irrigação por gotejamento?