Quando é cabível ação monitória?

Pergunta de Enzo Teixeira de Pacheco em 30-05-2022
(38 votos)

A ação monitória é cabível por quem detém prova escrita, mas sem eficácia executiva, nas situações: para exigir do devedor o pagamento de quantia em dinheiro; a entrega de coisa fungível ou infungível; entrega de um bem móvel ou imóvel; e o adimplemento de obrigação de fazer ou não fazer.

Quais são os requisitos para ação monitória?

Dessa forma, o Novo CPC aponta três pré-requisitos para que uma ação monitória possa ser ajuizada: a capacidade do devedor; a existência de uma prova escrita e que a mesma não tenha eficácia de título executivo.


O que são ação monitória?

A ação monitória possibilita que o credor, munido de prova escrita sem eficácia de título executivo, pleiteie a condenação do devedor: (i) ao pagamento de quantia em dinheiro; (ii) à entrega de coisa fungível ou infungível, de bem móvel ou imóvel[1]; ou (iii) ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer (art.

O que é ação monitória no CPC?

(1) A ação monitória é uma ação do Novo CPC, já existente no CPC/1973, em seu art. 1.012-A, que trata, então, sobre o direito de exigir de devedor capaz, com base não em título executivo, como na execução propriamente dita, mas em prova escrita sem eficácia de título executivo.

O que é uma ação monitória qual sua finalidade e natureza jurídica?

A ação monitória é ação de conhecimento, condenatória, com procedimento especial, como retro exposto, de cognição sumária e de execução sem título. Trata-se de uma ação de conhecimento, porque sua finalidade é fazer com o que o judiciário tome conhecimento do título que possui e o reconheça seu caráter de executável.

CPC NA PRÁTICA - AÇÃO MONITÓRIA


38 curiosidades que você vai gostar

Quais os documentos que devem instruir uma petição inicial de ação monitória?

A inicial da ação monitória deve ser instruída com documento escrito, sem eficácia de título executivo, mas com força probante suficiente à comprovação do crédito do autor. Na ausência de elementos que comprovem a dívida alegada, deve ser julgada extinta sem resolução do mérito.

Quais as regras da defesa do réu na ação monitória?

A iniciativa do contraditório é exclusiva do réu, que poderá opor-se ao mandado e, então, ensejar a instauração de um processo incidente ao monitório, nele havendo cognição plena para se estabelecer a certeza ou não do crédito afirmado pelo autor”.

O que acontece se não pagar uma ação Monitória?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Como se defender de uma ação monitória?

A defesa do devedor na ação monitória é feita por meio de embargos dentro do prazo de quinze dias. Não se fala em contestção - porque o mandado de citação não o convida a se defender. E previsto no art. 702, §4º do CPC, o mandado de pagamento fica suspenso até o julgamento em primeiro grau.



Outras questões

O que é a mitose celular?

Para que serve Cidreira no cabelo?

Pode buzinar à noite?

Qual a diferença do inox 201 e 304?

Qual é a importância da iluminação para o teatro de sombra?

Qual o sentido da crítica na filosofia kantiana?

Qual a diferença entre termelétrica e termoelétrica?

Qual a importância do diafragma durante a inspiração?

Qual melhor profissão para 2022?

O que significa outorga na Bíblia Sagrada?

O que é leito UCI?

Como escrever numeral no plural?

Qual o horário certo para começar um jejum?

Como é o candomblé no Brasil?

Pode usar tonalizante com ox 20?

Quanto tempo de empresa é necessário para realizar um empréstimo consignado?

Qual é a espécie de Nagini?

O que engorda mais batata doce ou mandioca?

O que é o Júpiter no signo?

Como eliminar Muriçocas de forma natural?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com