Como atuaram as sufragistas Apesar do movimento sufragista ser datado a partir de 1897 e possuir origens britânicas, a discussão acerca dos direitos políticos femininos já existia um século antes.
O voto feminino no Brasil foi conquistado em 1932 e incorporado à Constituição de 1934 como facultativo. Somente o Código Eleitoral de 1965 equiparou o voto feminino ao dos homens. Origens Império – Segundo Reinado. A história do voto feminino no Brasil começa quando as mulheres passam a reivindicar mais direitos na esfera pública.
No Brasil, o direito ao voto feminino foi reconhecido em 1932. A última das grandes potências modernas liberais europeias a reconhecer tal direito foi a França, no ano de 1945. Leia também: Hannah Arendt: a biografia dessa filósofa política perseguida pelos nazistas
A primeira vez que uma mulher votou no Brasil foi em 1880. A pioneira foi a dentista Isabel de Mattos Dillon, que aproveitou as introduções promovidas pela Lei Saraiva na legislação brasileira.
As mulheres ainda não tinham direito de votar por uma lei federal, mas o voto feminino avançou em um estado brasileiro, sinal de que tinha cada vez mais legitimidade perante a sociedade. Além disso, uma mulher ocupou um cargo político pela primeira vez em nosso país.
Quais são os 5 tipos de conhecimento?
Quantas bananas pode comer por dia para não engordar?
Qual a diferença entre o Xbox 360 Super Slim e Slim?
Qual a diferença entre VPN e VDI?
Como ocorre o potencial de ação nas células cardíacas?
Como eram chamados os soldados de Aquiles?
Qual o recurso cabível contra decisão que nega a tutela antecipada?
Quais os três principais e mais antigos filósofos conhecidos na humanidade?
Como é uma entrevista para comissário de bordo?
O que causa a calvície masculina?
Como fazer bordas de Etiquetas no Word?
O que é segurança na soldagem?
Quanto o Spotify paga podcast?
Porque o sol não aparece em Londres?
Qual foi o profeta do cristianismo?