Como atuaram as sufragistas Apesar do movimento sufragista ser datado a partir de 1897 e possuir origens britânicas, a discussão acerca dos direitos políticos femininos já existia um século antes.
O voto feminino no Brasil foi conquistado em 1932 e incorporado à Constituição de 1934 como facultativo. Somente o Código Eleitoral de 1965 equiparou o voto feminino ao dos homens. Origens Império – Segundo Reinado. A história do voto feminino no Brasil começa quando as mulheres passam a reivindicar mais direitos na esfera pública.
No Brasil, o direito ao voto feminino foi reconhecido em 1932. A última das grandes potências modernas liberais europeias a reconhecer tal direito foi a França, no ano de 1945. Leia também: Hannah Arendt: a biografia dessa filósofa política perseguida pelos nazistas
A primeira vez que uma mulher votou no Brasil foi em 1880. A pioneira foi a dentista Isabel de Mattos Dillon, que aproveitou as introduções promovidas pela Lei Saraiva na legislação brasileira.
As mulheres ainda não tinham direito de votar por uma lei federal, mas o voto feminino avançou em um estado brasileiro, sinal de que tinha cada vez mais legitimidade perante a sociedade. Além disso, uma mulher ocupou um cargo político pela primeira vez em nosso país.
O que fazer para manter salgados quentes?
Como encontrar a lista de transmissão do ZAP?
Como a família pode auxiliar o estudante a focar o futuro apesar da quarentena?
Como aplicar lidocaína para tatuar?
Qual número ligar para cancelar Netflix?
Quais os resultados da terceirização?
Como Mapear unidade de rede no Linux?
Qual a possibilidade de marcação de texto em PDF?
Como se controla uma marionete?
Quais são as características de uma lista?
Como fazer citação indireta de NBR?
Como funciona a paleteira manual?
O que faz a indústria metalúrgica?
Como fazer ligação para fora de São Paulo?