Como atuaram as sufragistas Apesar do movimento sufragista ser datado a partir de 1897 e possuir origens britânicas, a discussão acerca dos direitos políticos femininos já existia um século antes.
O voto feminino no Brasil foi conquistado em 1932 e incorporado à Constituição de 1934 como facultativo. Somente o Código Eleitoral de 1965 equiparou o voto feminino ao dos homens. Origens Império – Segundo Reinado. A história do voto feminino no Brasil começa quando as mulheres passam a reivindicar mais direitos na esfera pública.
No Brasil, o direito ao voto feminino foi reconhecido em 1932. A última das grandes potências modernas liberais europeias a reconhecer tal direito foi a França, no ano de 1945. Leia também: Hannah Arendt: a biografia dessa filósofa política perseguida pelos nazistas
A primeira vez que uma mulher votou no Brasil foi em 1880. A pioneira foi a dentista Isabel de Mattos Dillon, que aproveitou as introduções promovidas pela Lei Saraiva na legislação brasileira.
As mulheres ainda não tinham direito de votar por uma lei federal, mas o voto feminino avançou em um estado brasileiro, sinal de que tinha cada vez mais legitimidade perante a sociedade. Além disso, uma mulher ocupou um cargo político pela primeira vez em nosso país.
Como tirar a cola do adesivo de vidro?
Como remover o aviso de ativação do Windows 10?
Como tirar o atalho da tela do Xiaomi?
Como tirar o banimento do Dota 2?
Porque o pão integral fica amargo?
Como tirar o ardido da folha de mostarda?
Quanto custa ir de Orlando para Nova York?
Quem tem diabetes pode comer acelga?
Qual linha vai para Barra Funda?
Como marcar uma consulta no OdontoPrev?
O que é ciclo lítico e Lisogênico?
Como organizar as contas a pagar e receber?
Como organizar pasta de documentos pessoais?
Como é o acampamento Meio-sangue?
Como organizar as contas com o Excel?