O Tempo de Aprender vai premiar o desempenho de professores, diretores e coordenadores pedagógicos do 1º e 2º ano do ensino fundamental com boas práticas e atividades na área. A medida será realizada, de forma experimental, em 2020, e será expandida em 2021.
O programa propõe ações estruturadas em quatro eixos. São eles: eixo 1, formação continuada de profissionais da alfabetização; eixo 2, apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização; eixo 3, aprimoramento das avaliações da alfabetização e eixo 4, valorização dos profissionais da alfabetização.
É uma oportunidade parecida com um estágio remunerado”, explica Silvia. Cada pessoa inscrita e selecionada no programa, pode atender no máximo até quatro turmas por mês, e recebe a quantia mensal de 150 reais por turma, o que finaliza em um valor de 600 reais mensais.
O Tempo de Aprender é o programa sobre alfabetização mais completo da história do Brasil. Destinado precipuamente às crianças da pré-escola e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.
Sistema dos Programas de Alfabetização (SisAlfa)
Esse sistema de Tecnologia da Informação foi cuidadosamente arquitetado especificamente para o Tempo de Aprender. Trata-se de um ambiente amigável e de fácil navegabilidade, trazendo, ainda, segurança e agilidade a todo o processo.
45 curiosidades que você vai gostar
Ressalta-se que para acessar o SisAlfa, todos os usuários devem providenciar o cadastramento prévio dos dados no sistema gov.br, por meio do link: https://acesso.gov.br/. O login e a senha utilizados para a conta de cada usuário no gov.br serão os mesmos a serem utilizados para acessar o SisAlfa.
Entende-se por articuladores os profissionais multiplicadores selecionados para ministrar as formações de que trata esta Portaria, conforme art. 21 da Portaria MEC nº 280, de 2020.
São disponibilizados vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos. Os conteúdos integram conhecimentos teóricos atualizados e validados empiricamente, com sólida eficácia no ensino da leitura e da escrita.
O PRO Alfabetização conta com cinco eixos, são eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, articulação e incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento.
O valor é de R$ 300 por mês, por turma, para assistente de alfabetização voluntário nas unidades escolares vulneráveis. Nas demais escolas, R$ 150 por mês, por turma.
Em razão disso, o assistente pode ser desde o professor formado, como o estudante de Pedagogia ou de Magistério em nível médio em formação. Isso vai depender de cada rede. Conforme normativos do Programa, a secretaria de educação é responsável por garantir processo formativo adequado para o assistente de alfabetização.
A adesão pode ser realizada pelo site alfabetizacao.mec.gov.br. Os secretários e dirigentes de educação devem preencher um formulário com informações, como CPF e e-mail. A iniciativa é voltada para o aperfeiçoamento de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.
O Aprender Valor apresenta a educação financeira de forma transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, conforme preconiza a BNCC. Os projetos escolares do 1º ao 9º ano estão prontos e trazem a educação financeira como parte das aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas.
A leitura, a escrita e a matemática são meios ou estratégias para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Entre as três, certamente, a leitura, especialmente a compreensão leitora, tem o seu lugar de destaque. Ler para aprender é fundamental para qualquer componente pedagógico do currículo escolar.
O Programa está estruturado em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas, valorização de boas práticas e inovação. Está previsto, também, realização de formações, seminários, fóruns e estudos sobre o Ensino Fundamental, além de seleção de escolas para o fomento de projetos inovadores.
O curso, com 160 horas de duração, terá, inicialmente, 40 mil vagas e será gratuito e on-line.
O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) é dividido em quatro módulos e regido pelo Manual ABC, um livro-base editado pelos professores Rui Alves e Isabel Leite.
O Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia tem como objetivo aperfeiçoar e complementar a formação dos professores para o uso de tecnologia, usando ferramentas tecnológicas para melhoria da didática e da aprendizagem de seus alunos.
O articulador será responsável pela coordenação e organização das atividades na escola, pela promoção da interação entre a escola e a comunidade, pela prestação de informações sobre o desenvolvimento das atividades para fins de monitoramento e pela integração do programa com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da ...
A Secretaria de Alfabetização (Sealf) é responsável por planejar, orientar e coordenar a implementação de políticas para a...
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.
MEC prorroga adesão ao programa Tempo de Aprender até 30 de abril. Estados e municípios têm até o dia 30 de abril para manisfestar interesse em aderir ao programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC). A adesão pode ser realizada no site alfabetizacao.mec.gov.br.
Inscrição Tempo de Aprender 2022Acessar o site oficial, clique aqui para isso;Clique na opção “professores e gestores”;Em seguida, vá para “versão online do curso de formação para professores alfabetizadores”;Na página seguinte clique em “entrar”;Feito isso, realize o seu cadastro clicando em “cadastra-se”;
Como nascem os animais 3º ano?
Como explicar o genitive case?
Como escrever um E-mail solicitando alguma coisa?
Como eu faço para pedir emprego num supermercado?
Quais os sintomas de bebê nascendo dente?
Como baixar o Canva no PC gratuito?
Como se mandar me liga de Vivo para Oi?
Como ensinar o uso do caderno?
Como as plantas nascem educação infantil?
Como fazer uma nuvem de palavras no Wordclouds?
Como se organiza estruturalmente Estatuto da Igualdade Racial?