Quando cabe agravo interno ou regimental?

Pergunta de Gabriela Bárbara Castro em 30-05-2022
(41 votos)

Quando é cabível o agravo interno? O agravo interno é cabível sempre que for necessário atacar uma decisão monocrática proferida por um relator de um Tribunal, nos processos que correm em segunda instância.

Qual a diferença entre agravo regimental e agravo interno?

Entenda a diferença pra não errar.

Segundo o normativo, a classe Agravo Regimental (AgRg) deve ser utilizada em processos de matéria penal e o prazo para interposição é de cinco dias, contados na forma da lei processual penal. Já o Agravo Interno (AgInt) é utilizado nos processos de natureza cível.


Quando cabe o agravo interno?

1.021 do CPC estabelece que o agravo interno é cabível contra decisão proferida pelo relator. Sua leitura pode, então, gerar a impressão de que este recurso só pode ser empregado como meio destinado a impugnar decisões monocráticas, unipessoais, proferidas pelos relatores.

Quando é cabível o agravo regimental?

O agravo regimental é cabível apenas contra decisão individual de relator, afigurando-se manifestamente incabível a sua interposição contra acórdão do Tribunal, o que configura, portanto, erro grosseiro.

Onde cabe agravo interno?

Quando é cabível o agravo interno? Cabe agravo interno de toda decisão proferida pelo relator em recurso que será analisado pelo órgão colegiado. Isso quer dizer que a decisão monocrática contraria a própria natureza das decisões de segundo grau, que deveriam ser colegiadas.

Agravo Interno x Agravo Regimental


45 curiosidades que você vai gostar

O que juntar no agravo interno?

- Cópia de todo o processo (petição inicial, contestação, petição que ensejou a decisão embargada); - Procuração da Agravante; - Procuração da Agravada; - Cópia da decisão agravada; - Cópia da certidão da intimação da decisão agravada; - Comprovante de pagamento das custas e porte de retorno; - Cópias de documentos ...

O que atacar no agravo interno?

O agravo interno é cabível sempre que for necessário atacar uma decisão monocrática proferida por um relator de um Tribunal, nos processos que correm em segunda instância.

Para que serve o agravo regimental?

No processo civil, o agravo regimental é aquele interposto para impugnar decisões tomadas individualmente pelo relator de outro recurso. São também denominados "agravinhos" e agravo interno e estão previstos no regimento interno dos tribunais. O prazo para sua interposição é de quinze dias.

Quando cabe agravo regimental novo CPC?

Art. 1.070. É de 15 (quinze) dias o prazo para a interposição de qualquer agravo, previsto em lei ou em regimento interno de tribunal, contra decisão de relator ou outra decisão unipessoal proferida em tribunal.



Outras questões

Qual a origem do conceito de construtivismo social?

Quais as formas de absorção de nutrientes pelas plantas?

Para que serve picolinato de cromo 200 mg?

O que significa polônio 204?

O que é 0 6 1kV?

O que é o exame do PCR?

Quando termina a Idade Contemporânea?

Qual a melhor maneira de usar gengibre para emagrecer?

Quantas memórias RAM posso colocar no PC?

Qual o Sharingan do Obito?

O que é prova da culpa?

Qual é o nome do kwami do cavalo?

Qual a diferença entre o pneu P7 é o pneu P1 da Pirelli?

Quais os melhores filmes da Disney 2021?

O que é um bem público em economia?

O que é taxa de corretagem e custódia?

Como ligar para 011 do RS?

É legal a cobrança de juros sobre juros?

Quais os 5 remédios mais perigosos do mundo?

Quantos minutos de HIIT para emagrecer?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com