As ZEEs também têm importância econômica, pois não apenas estabelecem as fronteiras, mas também são a fonte de sustento para muitos países por causa da pesca, reservas de gás natural e turismo.
Além da mineração, ela possui um grande potencial para a pesca, para o aproveitamento da energia das ondas e das marés e para a realização de estudos científicos. Ao todo, são 3,6 km² de área, o que equivale a 40% do território continental brasileiro.
A importância de implementação de zonas econômicas especiais decorre da maior possibilidade de desenvolvimento e crescimento econômico. Tal afirmação decorre do modo como a China tem se desenvolvido tendo por base essa política econômica concebida, também, como espécie de política pública.
A zona econômica especial é uma região geográfica delimitada dentro de um país que apresenta uma legislação de direito econômico e direito tributário diferente do restante do país, visando atrair capital (investimentos) interno e estrangeiro e incentivar o desenvolvimento econômico da região.
Base de formação e consolidação das ZEES ou ZPEs
Mão de obra barata e abundante. Assumem o modelo econômico: economia de mercado. Isentos de impostos. Os salários das empresas que ali se instalam devem ser mais altos do que os pagos no restante da China.
39 curiosidades que você vai gostar
A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma faixa situada para além das águas territoriais, sobre a qual cada país costeiro tem prioridade para a utilização dos recursos naturais do mar, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua gestão ambiental.
A ampliação do mar territorial brasileiro, de doze para duzentas milhas marítimas, foi um ato que visou resguardar interesses do país e que, em determinado momento da política externa brasileira, foi importante como afirmação da soberania e vontade nacionais.
Um grande número de países possui um esquema de defesa nas faixas de fronteiras no continente e no mar, com intuito de proteger o território e conservar a soberania, além de evitar a entrada de contrabando, drogas, armas, imigrantes ilegais, entre outros.
Art. 1º O mar territorial brasileiro compreende uma faixa de doze milhas marítima de largura, medidas a partir da linha de baixa-mar do litoral continental e insular, tal como indicada nas cartas náuticas de grande escala, reconhecidas oficialmente no Brasil.
Como instalar Office 365 64 bits?
O que fazer para engajar funcionários?
Quem pode trabalhar em banco de leite?
Como faço para trabalhar no metrô de Salvador?
Como ser administrador do Exército?
Como são produzidos os textos normativos?
O que precisa para trabalhar na administração de um hospital?
Quais os elementos que compõem a linguagem teatral?
O que fazer para trabalhar na área de logística?
Quais são os 2 movimentos principais do popping?
Como são os movimentos da dança?
Onde trabalhar no mercado financeiro?