A educação não formal tem como objetivo resgatar de forma efetiva, valores essenciais para a formação de cidadãos protagonistas de sua própria vida, trazendo para eles a prática da cidadania, apreensão social, profissionalização, reforço escolar, dimensão sociocultural, entre outros.
A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais.
A educação informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se freqüenta ou que pertence por herança, desde o nascimento Trata-se do processo de socialização dos indivíduos.
Portanto, a educação não formal busca capacitar o cidadão, promovendo projetos de desenvolvimento pessoal e social que podem acontecer em diversos espaços como comunidades, empresas, penitenciárias, organizações não governamentais, dentre outros, promovendo projetos educativos sendo fundamental a presença de um ...
A educação não-formal poderá desenvolver, como resultados, uma série de processos tais como:consciência e organização de como agir em grupos coletivos;A construção e reconstrução de concepção (ões) de mundo e sobre o mundo;contribuição para um sentimento de identidade com uma dada comunidade;
37 curiosidades que você vai gostar
De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional.
A educação não-formal e seus desafios
As escolas são extremamente importantes para promover discussões e fazer os alunos pensarem e desenvolverem suas próprias ideias. Segundo outro grande educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997), educar é criar as possibilidades para a própria construção de conhecimento.
A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...
De forma crítica, criativa e transformadora, deve o Pedagogo dominar as formas de organização dos conteúdos de modo a torná-los assimiláveis pelas crianças, adolescentes, jovens e pelos adultos, possibilitando o acesso à formação cultural e social em suas especificidades.
Qual o signo que mais gosta de briga?
Quais os materiais para fazer um desenho realista?
Qual a importância dos pais brincarem com os filhos?
Qual a diferença entre ação pauliana e revocatória?
Para que serve o exame eletroneuromiografia MM?
Quanto é o salário da Marina Ruy Barbosa?
O que são exemplos de materiais orgânicos?
O que significa a guia vermelha e branca?
Para que serve a ferramenta fresa?
Qual o objetivo da Saúde Ambiental?
Qual a diferença de marketing Pessoal e imagem Pessoal?
Quantas horas de sol tem um dia?
Qual é o pior lugar do mundo para se viver?
O que dói mais depilação ou tatuagem?