Pelo artigo 1201, posse de boa-fé, quando o possuidor ignora o vício da posse ou obstáculo que impede a aquisição da coisa. A posse de má-fé é aquela que o possuidor tem ciência de seus vícios.
Dito diversamente, possuidor de boa-fé é aquele que “está na convicção que a coisa possuída de direito lhe pertence. Ao contrário, de má-fé diz-se o possuidor que sabe não lhe assistir direito para possuir a coisa”. O indivíduo que adquire um bem de quem imagina ser o proprietário age de boa-fé.
b) Posse de Má-Fé → aquela na qual há consciência sobre o obstáculo a aquisição legítima desse direito e, ainda assim, mantém a posse (art. 1201, a “contrariu sensu”). em uma posse injusta. Por vezes a origem é violenta, mas o atual possuidor não tem conhecimento disso.
A Jurisprudência do Egrégio Tribunal de Justiça do Distrito Federal já reconheceu essa questão, entendendo que a posse precária que antes era de boa fé passa a ser de má-fé quando o possuir se recusa a devolver o bem no qual possuía a título precário[4].
O possuidor de boa-fé não responde pela perda ou deterioração da coisa, a que não der causa. Art. 1.218. O possuidor de má-fé responde pela perda, ou deterioração da coisa, ainda que acidentais, salvo se provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante.
16 curiosidades que você vai gostar
Um possuidor de boa-fé pode ter posse injusta. (...) Também é perfeitamente possível que alguém possua de má-fé, sem que tenha obtido a posse de forma violenta, clandestina ou precária” (VENOSA, 2011, p. 74).
A posse pode ser demonstrada por meio de contas de prestação de serviços públicos em nome do possuidor, como água, luz etc. Testemunhas, fotos e documentos legais como contrato particular de compra e venda também são utilizados quando é necessário efetuar a comprovação de posse.
O artigo 1.200 conceitua posse justa como sendo a posse que não é violenta, clandestina ou precária. Por essa disposição, chega-se ao conceito de posse injusta, sendo aquela que é adquirida de forma violenta, clandestina ou precária. Não obstante, posse justa é aquela desprovida de qualquer vício.
Lembrando que os vícios sobre a posse são: violência, clandestinidade, precariedade. Posse de má-fé; situação em que o possuidor conhece essas circunstâncias e ainda assim, insiste na posse.
Qual a importância da preparação de pele antes da maquiagem?
O que dar para um cachorro quando ele está desidratado?
Como descobrir informações de uma pessoa pelo número do celular?
Como hidratar cabelo loiro ressecado?
O que é a água que sai da espinha?
Como reiniciar o dispositivo de áudio do Windows?
Como integrar o SAP com o Excel?
O que fazer quando a jaqueta de couro começa a descascar?
Como escanear QR Code no próprio celular?
Como tirar relatório da maquininha PagSeguro?
Como limpar camarão panelinha?
Como habilitar o roaming internacional vivo?
Como fazer uma declaração de arrimo de família?
Como hidratar o cabelo Pós Progressiva?
Como habilitar o mercado crédito no mercado livre?
Como pagar fatura do cartão Casas Bahia?
Qual o melhor creme de hidratação da Skala para cabelos cacheados?