O primeiro e o maior surto de peste negra ocorreu entre 1348 e 1350, mas outros surtos aconteceram ao longo de todo o século XIV. A peste foi uma doença que esteve presente na vida dos europeus até 1720, quando o último surto foi registrado em Marselha, na França.
A epidemia da peste negra chegou ao fim devido às medidas de higiene empregadas como o confinamento, a construção de hospitais fora dos muros da cidade e a incineração dos mortos. Com isso, os contágios diminuíram.
A peste negra foi uma pandemia que se estendeu de 1347 a 1353 e causou a morte de 50 milhões de pessoas na Europa. A peste negra foi uma pandemia de peste bubônica, uma doença causada pela bactéria Yersina pestis, que é encontrada em ratos.
O último surto notável de peste bubônica na Europa ocorreu em Londres, no ano de 1665. Cerca de um quinto dos cidadãos morreu. No século 19, a doença reapareceu na China e Índia, tirando a vida de mais de 12 milhões de pessoas.
A situação só mudaria no ano seguinte, quando o Instituto Butantan começou a produzir a vacina antipestosa, seguindo a técnica criada pelo italiano Camillo Terni do Instituto de Messina, a partir da vacina desenvolvida pelo médico russo Waldemar Haffkines.
26 curiosidades que você vai gostar
Em 1894, o cientista franco-suíço Alexandre Yersin e o japonês Shibasaburo Kitasato finalmente identificaram o bacilo da doença. Dois anos mais tarde, o russo Waldemar Haffkine criou uma vacina contra a peste, e, em 1898, Yersin usou os primeiros soros antipestosos em seres vivos.
Gripe Espanhola (1918-1920) - A "gripe espanhola" foi uma pandemia do vírus influenza (H1N1) que, entre janeiro de 1918 e dezembro de 1920, infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.
A mucormicose é uma infecção oportunista rara, com incidência média de 1,7 casos em cada milhão de indivíduos. Ela preocupa por provocar necrose dos tecidos da face (daí o nome de fungo negro), podendo atingir o cérebro, deixar sequelas e levar à morte.
Em 26 de outubro de 1977 regis- trou-se na Somália o último caso de varíola transmitida naturalmente. Isso porque em 11 de agosto de 1978 mais um caso seria registrado, curiosamen- te em Londres – na Europa a varíola já se encontrava erradicada há décadas.
Embora a peste possa hoje em dia ser bem controlada com medicamentos, infecções sempre voltam a ocorrer em certas regiões do mundo. Isso porque o patógeno tem um reservatório natural em certos animais. Na Ásia, por exemplo, aparece em marmotas, e nos EUA, em cães da pradaria.
A última grande epidemia da Europa Ocidental ocorreu em 1720 em Marselha.
Peste bubônica
Entre os europeus, a doença foi chamada de peste negra, sendo responsável pela morte de cerca de 50 milhões de pessoas entre 1347 e 1353.
A partir de 1895 até 1897, Yersin aprofundou seus estudos sobre a peste bubónica. Em 1895 regressou ao Instituto Pasteur em Paris e com Émile Roux, Albert Calmette e Armand Borrel, preparou o primeiro soro anti-peste.
A melhor forma de combater uma epidemia consiste em tentar conter o vírus e evitar que se espalhe para outras pessoas. Assim, devem ser seguidas as recomendações das Instituições de Saúde, que podem variar de acordo com a doença e sua forma de transmissão.
A principal medida para prevenção da peste é identificar os locais onde a doença está ativa e avisar os órgãos públicos responsáveis, como a prefeitura. Deve-se evitar o contato direto com pessoas infectadas, principalmente se houverem feridas expostas de peste bubônica ou se ela está infectada com a peste pneumônica.
“O que conhecemos como clínica médica surgiu há apenas cerca de 200 anos. Até então, os tratamentos eram quase sessões de exorcismo”, diz ele. De fato, os médicos jogavam baforadas de fumaça, produzida pela queima de tabaco, para expulsar a peste de seus pacientes.
No Brasil, o primeiro surto de varíola ocorreu em 1555, quando a doença foi introduzida no estado do Maranhão por colonos franceses. Em 1560, ocorreu uma epidemia relacionada ao tráfico de escravos africanos e em 1562-63, a doença foi trazida pelos próprios portugueses.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a erradicação da varíola do planeta em 1980.
Ela teria surgido na Índia, existindo descrições na Ásia e África antes mesmo da era cristã. No Brasil, a doença foi descrita pela primeira vez em 1563, na Bahia. A varíola é provocada por um vírus transmitido, principalmente, por gotículas eliminadas pelo doente.
Com base nas últimas investigações, a OMS classificou a variante B. 1.621 como sendo de interesse e ganhou o nome de “Mu”, por ter “uma constelação de mutações que indicam potencial de escape imunológico”. A agência explica que já foram registrados casos esporádicos em países da América do Sul e também da Europa.
A principal medida de prevenção e controle da mucormicose é a correção de alterações relacionadas à doença de base, como, por exemplo, a correção dos índices glicêmicos em pacientes diabéticos, ou controle dos fatores que levem ao enfraquecimento do sistema imunológico.
Com o objetivo de combater notícias falsas sobre saúde que circulam na internet, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) preparou uma série de publicações sobre doenças como coronavírus e câncer.
O ebola é uma doença com grande taxa de letalidade: 90% das pessoas que contraem o vírus morrem. Além do alto número de mortes, o vírus deixa sequelas como problemas de saúde mental, oftalmológicos, neurológicos e nas juntas.
O aumento no número de mortes por tuberculose ocorreu principalmente nos 30 países com a maior carga da doença [1]. As projeções de modelagem da OMS sugerem que o número de pessoas desenvolvendo tuberculose e morrendo pela enfermidade pode ser muito maior em 2021 e 2022.
As 3 principais epidemias que atingiram o BrasilFebre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. ... Gripe espanhola (1918) Causador: vírus influenza H1N1, transmitido entre pessoas. ... Varíola (início do século 20)
Onde guardar papel higiênico no banheiro?
Como organizar seus livros por cor?
Como arrumar maquiagem na cômoda?
Como identificar ABC na equação?
Qual a importância da ludicidade na aprendizagem?
O que aconteceu com o irmão de Liesel?
Pode pintar o cabelo com tinta guache e creme?
O que é ser um líder de equipe?
Como uma nave espacial se desloca no espaço e que tipo de movimento realiza?
Como pintar uma parede que está com mofo?
Como sair do cabelo loiro para o castanho?
Como revestir uma laje de isopor?
Como a febre amarela silvestre é transmitida?
Como pintar parede com escada?