A contaminação da água também ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas. Isso acontece também pela infiltração do chorume no lençol freático. ... A falta de saneamento básico é outro fator responsável pela poluição das águas.
Uma vez depositados no solo sem uma preparação adequada, esse lixo está exposto à precipitação e escoamento superficial da água das chuvas. A água limpa, uma vez em contato com o lixo, gera percolados de aparência escura com características tóxicas e altamente poluentes, chamado de chorume.
Aterros sanitários irregulares (áreas que recebem lixo não fiscalizadas) contaminam o solo com fluidos (chorume) provenientes do lixo. Ao infiltrar-se no solo, esses fluidos alcançam os lençóis freáticos, contaminando-os com bactérias e resíduos contaminados diversos, inclusive com metais pesados.
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...
Conheça os 8 maiores poluentes da água e saiba como eles podem contribuir para a sua escassez.
A decomposição da matéria orgânica existente no lixo gera um líquido altamente poluidor, o chorume, que mesmo com a proteção da argila e do plástico nos aterros, não é suficiente e o liquido vaza e contamina o solo.
Poluição do solo urbano Nos lixões e nos aterros sanitários, o acúmulo de lixo urbano gera um líquido poluente chamado de “chorume”, que infiltra e torna os solos improdutíveis. Além disso, quando atinge o lençol freático, essa forma poluição compromete também a disponibilidade de água.
Em suma, o descarte incorreto de E-lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.
Ao serem jogados no lixo comum, as substâncias quuímicas presentes nos componentes eletrônicos, como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando plantas e animais por meio da água, podendo provocar a contaminação da população através da ingestão desses ...
Os lixões ainda é um dos principais problemas decorrente da má gestão dos resíduos urbanos. Isso porque, os dejetos são dispostos sem o devido preparo no solo que irá recebê-lo. O agravante é que muitos dos lixões, encontram-se próximos a corpos d’água utilizado para o abastecimento da população.
A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição. É interessante saber como e porque isso vem ocorrendo, e tomar medidas para a prevenção.
Requisitos químicos: sob o ponto de vista químico, alterações na potabilidade da água podem ocorrer devido à presença de tóxicos como chumbo, cádmio, arsênico, e metais pesados como o mercúrio. Podem ocorrer excessos ou ausências de cálcio e magnésio.
SOUZA, Líria Alves de. "Poluição da água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/poluicao-agua.htm. Acesso em 04 de fevereiro de 2021. Aprenda o que é poluição, conheça exemplos e as consequências dessa atividade e entenda por que ela se intensificou nos dias atuais.
Quais são os nomes científicos?
Quanto de carbo tem 100g de macarrão?
Qual a consequência jurídica da aposentadoria por invalidez?
Quanto custa um traslado de corpo nacional?
Quando pode deserdar um filho?
Qual é o agente causador da doença de Chagas Brainly?
Quem é formado em Educação Física e O Quê?
Quando a Mesigyna pode falhar?
Como denominamos um bem cuja elasticidade-renda é inferior a 0?
Como matizar o cabelo com tonalizante e creme?
Quando se caracteriza a posse?
Qual a importância do transporte marítimo para a economia mundial?